IFO presidente do PCVB e o diretor do IMC Lenardo Randolfo 

Pratos  e sobremesas criadas por chefs renomados foram apresentados  na abertura do festival, no Palácio Quitandinha.  

 

 

A 18ª edição do Petrópolis Gourmet foi aberta oficialmente na noite de terça-feira (6), em um dos salões do Palácio Quitandinha absolutamente lotado, pelo presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaou. Até o dia 20 de novembro,  o público  poderá conferir as novidades  dos 41 restaurantes participantes do festival, que vão de opções de pizza à culinária estrelada, da oriental à portuguesa, de peixes à comida italiana, além de muitos sabores da cozinha brasileira.

 

IF O Chef Barão – do Barão Gastronomia

“Esta abertura é uma grande festa de confraternização para mostrarmos o que o Petrópolis Gourmet vai oferecer durante todo o período do evento. Só quero aqui agradecer à todos os participantes, patrocinadores e apoiadores deste nosso festival, que chega à maioridade cheio de novidades”, declarou Samir El Ghaou.

 

tn_Chef Giuliana Oliveira - Oliveiras da Serra - Foto Bruno Wanderley Chef Giuliana Oliveira – Oliveiras da Serra 

O O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, representou o prefeito Bernardo Rossi na solenidade e destacou a importância do Petrópolis Gourmet para o setores gastronômico e turístico da cidade. ” O festival já é uma tradição em nossa cidade e se renova a cada ano, mostrando ao público o que nossa gastronomia tem de melhor”, ressaltou, informando aos presentes que a Prefeitura tinha lançado naquela tarde a programação do Natal Imperial, outro evento que promete agitar o setor turístico e e econômico da cidade

 

 

Nesta abertura desta 18ª edição do Petrópolis Gourmet muitas novidades: pratos  e sobremesas criadas pelos chefs foram oferecidas aos convidados; parceiros e patrocinadores do evento levaram para o Palácio Quitandinha surpresas na área de tecnologia e vários produtos para serem sorteados para o público presente; e a cantora Larissa Viana, ex-The Voice Brasil, cantou algumas canções, acompanhada, muitas vezes, por um coral formado por chefs e empresários.

 

 

” Esta foi uma noite maravilhosa, cercada de profissionais talentosos e de gente querida de nossa sociedade, que prestigiou a abertura do Petrópolis Gourmet por acreditar em sua importância para nossa cidade”, comentou Márcia de Paula Francisco, uma das diretoras do PC&VB.

 

 

Considerado o mais charmoso festival gastronômico da região serrana do Rio de Janeiro, esta 18ª edição do Petrópolis Gourmet acontece até o dia 29 de novembro e tem como tema “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”,  prometendo oferecer ao público a oportunidade de conhecer de perto delícias gastronômicas da Cidade Imperial, preparadas por chefs renomados e validadas por um Comitê Gastronômico, com ingredientes de excelência da agricultura local.

 

 

Para o chef Barão Vieira, do Barão Gastronomia, o Petrópolis Gourmet é uma grande oportunidade não só para o setor de gastronomia, mas também para todo o setor turístico da cidade. ” Eu adoro participar do Petrópolis Gourmet e esta integração com os demais chefs em várias oficinas é fantástica. Além disso, o festival é ótimo para mostramos nossos pratos e menus, nossos produtos locais, e também para todo o setor de turismo e economia da cidade, porque os hotéis e pousadas acabam recebendo vários hóspedes nesse período, os pontos históricos ganham mais visitação e até o comércio local acaba lucrando com o aumento do número de turistas “, destacou.

 

 

O chef Marcelo Pieri , do S´A Carola, ressalta que o Petrópolis Gourmet é uma grande vitrine para todos os restaurantes: “O festival é um sucesso e sempre tenho que estender em mais uma semana aqui no meu restaurante, a pedidos dos clientes do Rio de Janeiro. No ano passado vendi mais de 100 pratos só do menu do festival. É uma oportunidade para toda população de Petrópolis e turistas aproveitarem ótimos menus de nossa gastronomia, com preço atrativo e acessível a todos”, ressaltou.

 

 

Já a chef Joana Menescal, da Casa Pellegrini, acredita que o festival é uma iniciativa ímpar,  que une esforços, energias e pessoas em torno de um bem único e sagrado: o alimento. “É um momento mágico de encontro de chefs e de troca de conhecimentos com a população. Além disso, o tema do festival este ano vem de encontro a tudo o que acredito, pois não abro mão da utilização de ingredientes artesanais de pequenos produtores.”, ressalta.

 

Festival gastronômico terá programação variada

 

A 18ª edição do Petrópolis Gourmet terá em sua programação diversas Oficinas Gastronômicas sobre as últimas tendências do setor; os Agitos Gastronômicos – Conectando Sabores (uma invasão de aromas e sabores pelas ruas da cidade, onde diversos chefs, locais e convidados, se unem para levar gratuitamente ao público as delícias do festival); e contará com um Mercado Gourmet, um espaço criado para valorizar produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis (orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras, legumes).

 

O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com curadoria de um Comitê Gastronômico formado por chefs e empresários do setor. Nesta 18ª edição, o festival conta com o patrocínio do Bramil Supermercados, da Natural Papper, da ToyoSerra e da Sumicity e apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Turispetro, Sesc, Senac e Inter TV. Além das parcerias da All Confiance, Cinemaxx, Chez Cox Buffet, Jalecos.com, MP Eventos, Rota Cervejeira RJ, Arcádia Mall, Shopping Itaipava e Shopping Vilarejo, Serrana Center, Night Vision Eventos e Caramelos D´Angelo .

 

 

Toda programação do Petrópolis Gourmet, além de informações sobre os restaurantes participantes, os chefs, cardápios e preços dos pratos do festival podem ser acessados na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e em todas as redes sociais.

 

Confira abaixo os restaurantes que participam desta 18ª edição  do Petrópolis Gourmet e seus chefs:

 

ADEGA DO MINEIRO, Chef João Victor Fialho; RESTAURANTE CAMARÃO EM PENCA, Chef Ramon Guimarães; BARÃO GASTRONOMIA, Chef Barão Vieira; FAUSTINO RESTAURANTE, Chef Lucas Lobo; CASA PELLEGRINI, Chef Joanna Menescal; EL SOMBRERO, Chef Alexandre Andrade;RESTAURANTE SIDERAL, Chef Janaina Granja; KATSURA, Chef Wallace Braz e Marcos Ribeiro; BENDITA BAR & COZINHA, Chef Felipe Scassa;RESTAURANTE BOHEMIA, Chef Roberto Duarte; MAIZ COCINA PERUANA, Chefs Andre dos Santos e Juliene Souza; ALBERGO DEL LEONE, Chef Ivan Giardini; OLIVEIRAS DA SERRA, Chef Giuliana Oliveira; JAPA TEMAKI, Chef Tiago Theodoro; BOMTEMPO RESORT, Chef Alberto Alves; SAKURA SUSHI, Chef Rodrigo Trindade; S’A CAROLA, Chef Marcelo Pieri; GRANDE HOTEL PETRÓPOLIS, Chef Bruno Leal; SABOR DE MINAS, Chef Marco Aurélio Ferreira; RESTAURANTE BIERGARTEN, Chef Aurélio Costa; DEL BEEF CLUB GOURMET, Chef Uilson Motta; BORDEAUX IPIRANGA, Chef Luciano do Amaral; MAFFAGIO, Chef Tiago Faria; PARADOR VALÊNCIA, Chefs Paquito e Fernanda C. Lucas; PARADOR SANTARÉM, Chef Laerte Dias;ZELO BISTRÔ, Chef Anna Gabriela Azeredo; RESTAURANTE IMPERATRIZ LEOPOLDINA (SOLAR DO IMPÉRIO), Chef Materne; CASA ROSA HOTEL BOUTIQUE & BISTRÔ, Chef Cláudia Satriani; POUSADA TANKAMANA,Chef Bertrand Materne; JABÔ CAFÉ & BISTRÔ VEGANO, Chef Carol Barros;TRATTORIA QUINTA DO LAGO, Chef Paulo Albernaz; 2 VALES RESTAURANTE,Chef Sergio Barbosa; IL PERUGINO, Chef Sormany Justen; MAJÓRICA CHURRASCARIA E RESTAURANTE, Chef Paulo Braz; BORDEAUX ITAIPAVA, Chef Jorge Barbosa; BISTRÔ DO CASTELO, Chef Odair Bittencourt; MAISON BLEUE – CREPERIA E BISTRÔ, Chef Marcelo Assis; DI FARINA,Chef José Mauro Neder; PRINCESA ISABEL GOURMET,Chef Lea Lischt; CHURRASCARIA MAYORCA, Chef Ana Paula Saldanha; e LUIGI RISTORANTE, Chef Christina Carvalho Seleri.

 

SERVIÇO

18ª edição do Petrópolis Gourmet 

Quando: de 7 a 20 de novembro de 2018

Onde: Restaurantes e vários espaços públicos de Petrópolis

Programação completa na revista eletrônica do evento: www.petropolisgourmet.com.br

 
Texto: Assessoria
Foto Andreia Constâncio/Bruno Wanderley