tn_Novas ambulâncias são entregues ao HMNSE e Pronto Socorro

As unidades móveis agilizarão a transferência de pacientes de urgência pediátrica

As novas ambulâncias que darão suporte ao Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE), no Centro e ao Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra, foram entregues nesta quarta-feira (07.11), pelo prefeito Bernardo Rossi e equipe da Secretaria de Saúde do Município. As unidades, adquiridas pela Prefeitura, estão prontas e já começam a ser usadas no atendimento de pacientes pediátricos que receberem os primeiros atendimentos nesses polos e precisarem ser encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e Cascatinha, que são de referência para o socorro de crianças.

Durante a entrega dos veículos, o prefeito destacou o reforço nos equipamentos das unidades e anunciou que outras quatro novas ambulâncias serão entregues ao município para dar suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Essas duas novas ambulâncias que estamos entregando hoje contribuirão para tornar os atendimentos mais rápidos, podendo oferecer um socorro de qualidade. Atualmente, estamos com 15 ambulâncias em atividade na cidade e até o final do ano outras quatro chegarão para dar suporte ao atendimento do SAMU”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi

A Secretária de Saúde, Fabíola Heck, acompanhou a entrega das duas ambulâncias e destacou o avanço com os dois novos equipamentos. “Essas ambulâncias vão reforçar o atendimento, dando suporte e conforto aos pacientes que precisarem ser transferidos para as UPAs. Essas são, inicialmente, unidades básicas, que facilitarão a remoção desde pacientes com quadro estabilizado até casos de maior gravidade. São unidades adaptáveis, com condições de dar todo o suporte necessário”, destacou a secretária, reforçando que as ambulâncias serão estruturadas para aturem como UTIs móveis.

Além das novas ambulâncias, o HMNSE e o Pronto Socorro, foram equipados com salas de urgência e estabilização pediátricas. Com as novas salas, as duas unidades de saúde pública passam a ter melhor estrutura para o recebimento de crianças em estado grave. O prefeito Bernardo Rossi reforça que a infraestrutura garante conforto e segurança para os pacientes. “É muito importante toda essa estrutura para o atendimento da emergência pediátrica. O que um pai ou uma mãe mais querem é poder dar o atendimento mais rápido para os seus filhos”, acrescenta o prefeito. As unidades efetuam os  procedimentos de primeiros socorros e estabilização dos pacientes infantis, para que sejam levados com segurança e rapidez, às unidades de referência pediátricas na cidade, que são as UPAs Centro e Cascatinha.

A coordenadora médica do Pronto Socorro, Conceição Rizzo, reforça que no local será realizado o primeiro atendimento. “Temos clínicos que farão a triagem para identificar cada caso. A sala pediátrica será usada para o atendimento de casos graves, como emergência, que apresenta risco de vida eminente ou urgência, que são casos de sintomas graves, mas sem riscos. A partir da estabilização dos pacientes, estes serão encaminhados para as UPAs.”, explica a coordenadora.

As novas ambulâncias foram disponibilizadas especificamente para o atendimento de pacientes pediátricos, mas também poderão ser usadas para demais atendimentos espontâneos, em caso de grande demanda. O vice-prefeito Baninho e profissionais da área de Saúde acompanharam a entrega das ambulâncias. A aquisição dos novos veículos atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, Defensoria Pública e o Ministério Público.

 


Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis