tn_Centro de Cultura (1)

 

O Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio, receberá esta semana um exposição de Petchwork, com trabalhos feitos, principalmente, por um grupo de idosas da região. Os visitantes terão a oportunidade de ver as infinitas possibilidades que podem ser criadas com retalhos de tecido, a partir de 16h desta quinta-feira (08.11). A mostra fica até sábado (10.11) e funciona de 10h às 17h. A entrada é gratuita.

A professora primária aposentada e também artesã Rosane Maria Manzini é uma das organizadoras da exposição e explica que a intenção é fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais dessa técnica. “Não estamos procurando retorno financeiro, queremos mesmo é mostrar nosso trabalho. Nos reunimos para fazer as peças e somos todas amigas, tem pessoas de trinta e poucos anos até 80”, destaca ela, que faz parte de grupos de Patchwork em Pedro do Rio que funcionam em igrejas, entre eles o “Fabuloso Mundo das Emendas”.

A exposição terá peças como jogos americanos, sacolas,nécessaires, toalhas pequenas, entre diversas outras, todas feitas a partir de retalhos de tecidos, de diferentes cores e formatos. Algumas estão à venda.  Para Rosane, o grupo trata retalhos como uma preciosidade. “A maioria do material que usamos vem de doação. Quando eu ganho retalho é como se eu tivesse ganhando um presente de ouro”, brinca ela, lembrando que quem passar pela exposição vai poder aprender um pouco sobre como funciona a técnica.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, frisa que a atividade também ajuda na autoestima das integrantes do grupo e valoriza o trabalho. “É muito importante que nos distritos, como no Centro Cultural de Pedro do Rio, tenhamos sempre diversas atividades e para todos os gostos. É uma alegria para nós vermos o local movimentado graças a ações como a de grupos como esse”, diz.

 

 

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação