tn_Reunião Saúde do Homem 2017 (2)

Incentivar o pré-natal do parceiro será o foco da campanha neste ano

 

A campanha do Novembro Azul, de incentivo à prevenção de doenças e promoção da Saúde do Homem, terá programação nas unidades de Saúde de Petrópolis. As equipes de todos os postos estão sendo orientadas sobre como levar a conscientização e os cuidados da Saúde do Homem aos pacientes da rede. Neste ano, a Secretaria de Saúde vai focar no incentivo ao pré-natal do homem. O tema é “Homem, cuide de sua Saúde desde a infância e todos os anos!”.

O pré-natal masculino consiste em uma conscientização sobre a importância destes cuidados em um momento em que o homem está acompanhando a companheira em consultas médicas durante a gestação. Os pais serão incentivados a cuidar da própria saúde, realizando exames, testes rápidos de doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), de glicemia e atualização das vacinas. No dia 24, acontecerá o Dia D de conscientização.

“O Outubro Rosa foi um sucesso, com ações realizadas em todos os postos de Saúde e uma grande adesão das mulheres às campanhas. Queremos que este objetivo seja também alcançado na Saúde do Homem, promovendo ações que incentivem este cuidado, prevenindo doenças. Sabemos que os homens tendem a ser mais resistentes ao que se refere à saúde, por isso o trabalho tem que ser ainda mais reforçado”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

De janeiro a agosto deste ano, a Área Técnica de Saúde do Homem registrou que 13.787 homens buscaram algum tipo de atendimento nas unidades básicas de Saúde (UBSs) do município. Este número representa apenas 27% do total de mulheres que procuraram acompanhamento com profissionais de Saúde. No mesmo período, foram 51.041 mulheres que foram às UBSs.

“Estamos trabalhando para que mais homens busquem atendimento e acompanhamento em nossas unidades. Para isso, nossas equipes estão trabalhando em uma programação que atraia os homens para nossas ações. Neste ano, estamos focando no pré-natal do homem, uma forma de incentivar a saúde do pai, enquanto ele acompanha a saúde da companheira durante a gestação”, explica a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

“Cuidar da Saúde do homem vai além de prevenir o câncer de próstata, cuja a atenção é muito importante. Cuidar da saúde masculina é ter uma atenção integral. Assim como as mulheres têm maior pré-disposição a buscar o médico e ter os exames em dia, é fundamental que os homens tenham esta mesma consciência e hábito para suas vidas”, completou Fabiola.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis