tn_HAC terá mutirão para exames de imagem no sábado90 mulheres estão sendo agendadas para seis tipos de exames

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) terá, no próximo sábado (27.10), mais um mutirão de atendimentos. Nesta ação, a décima realizada pela unidade neste ano, o foco será a Saúde da Mulher, disponibilizando seis tipos de exames para 90 pacientes que aguardam pelos procedimentos e estão sendo pré-agendados. Será um dia inteiro com equipes trabalhando para atender no mutirão, que vai começar às 8h30.

“Estas ações são muito importantes para que possamos permitir que um maior número de pessoas, em apenas um dia, tenha acesso a estes exames. Este é o décimo mutirão e a população já aprovou esta ideia. Queremos ampliar este atendimento a cada dia e, para isso, contamos com o apoio da equipe do Hospital, que com muito empenho vem fazendo do Hospital Alcides Carneiro, cada vez mais, uma referência”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Os mutirões de atendimentos do Hospital Alcides Carneiro têm ajudado muita gente. No último dia 6 de outubro, a mobilização permitiu que quase 400 mulheres pudessem ter acesso a consultas médicas pré-agendadas com ginecologista, dermatologista e proctologista, além de neurologista, oftalmologista e cardiologista. As ações são parte do apoio do HAC ao mês da Saúde da Mulher, com incentivo ao Outubro Rosa, para promoção da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“O Hospital Alcides Carneiro é sempre um incentivador e apoiador de tudo que é relacionado à Saúde da Mulher. Neste mês, não só a unidade como toda a rede tem reunido esforços para incentivar a prevenção do câncer de mama e de todas as doenças ligadas ao público feminino. Por exemplo, no último sábado, mais de mil mulheres participaram do Dia D de Coleta de Preventivos e Exame Clínico da Mama. Nossa intenção é ampliar ainda mais ações como esta”, pontuou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O Hospital Alcides Carneiro é uma das referências na realização de exame de mamografia na cidade. De janeiro a agosto deste ano, foram 3.134 exames realizados, uma média de 392 procedimentos feitos por mês. Além da mamografia, o mutirão vai possibilitar a realização de outros exames, como: ultrassonografia de mama e transvaginal, ressonância magnética de mama e de pelve e tomografia.

“Estamos com estas ações voltadas para a Saúde da Mulher neste mês, mas esta é uma atenção que temos durante todo o ano. Tivemos, nesta semana, a Tarde da Beleza, possibilitando um bem estar para pacientes e acompanhantes. Já estamos planejando mais uma ação na próxima semana. Isto é só parte do que fazemos por um atendimento cada vez mais humano e acolhedor”, frisa o diretor administrativo do HAC, Leonardo Aldighieri.