tn_20181008_111155600 procedimentos serão oferecidos durante um mês

 

Esta segunda-feira (08.10) foi destacada para os últimos acertos no espaço onde vão acontecer as 600 castrações de cães e gatos, em uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Inea. A campanha, que começa nesta terça (09.10) e vai ter duração de um mês, vai beneficiar moradores das regiões de Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. O objetivo é castrar animais que vivam próximos às áreas de preservação ambiental.

“Faz parte do nosso trabalho o controle da população de cães e gatos para evitar o aumento do número de animais de rua. Para isso, o município já fez um mutirão, em julho, quando quase mil cães e gatos da região de Corrêas foram castrados. Agora, temos o apoio do estado neste objetivo e isso é um grande fortalecedor durante o mês de outubro”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck, que visitou o espaço acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. Os cadastros já foram feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros. A ação é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

Já em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai esterilizar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“O município conseguiu recuperar este serviço, que estava paralisado. Agora, vamos atender os moradores de Itaipava. Com mais estas duas etapas, serão mais de 2 mil animais castrados em todo o município, em apenas um ano. A castração previne a ninhada indesejada e o consequente abandono de filhotes”, disse Fabiola.


Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis