fab27a7c408e8de5df8fc60889b948fd_Generic

Yoga, acupuntura, shiatsu, shantala, fitoterapia, florais e terapia  comunitária.

 

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou, nesta quarta-feira (03.10), parte da programação do programa que oferece sete diferentes tipos de terapias alternativas e que já têm 200 participantes em quatro Academias da Saúde. A visita foi na Academia de Saúde do Castelo São Manoel, uma das unidades que já sedia as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). Elas incluem ioga, acupuntura, shiatsu, shantala e fitoterapia, florais e terapia comunitária.

“O município conta com quatro academias com equipes preparadas para dar um auxilio e incentivar a população à prática de atividades físicas. Esta é uma boa forma de trabalhar a promoção da Saúde e a prevenção de doenças. Agora temos mais este serviço, que já está disponível e sendo muito bem recebido pela comunidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

A implantação do serviço acontece graças ao convênio firmado pela Secretaria de Saúde com a Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (APPPics). As inscrições estão abertas nas quatro unidades do município. Para participar, basta procurar uma das academias com documentos pessoais (RG ou CPF).

“Estas são terapias bastante conhecidas, que ajudam a trabalhar esta prevenção a doenças. As PICS vêm como um estímulo ao desenvolvimento das atividades que já praticamos nas quatro academias da Saúde. Promovendo estas práticas dentro destas unidades, permitimos que mais pessoas tenham acesso aos serviços. Pessoas que, em muitos casos, não tem condições de pagar por isso”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

São exemplos destas práticas atividades como yoga, acupuntura, shiatsu e shantala. Estes tratamentos ajudam a melhorar quadro de doenças e dar mais qualidade de vida. Cada uma das quatro academias tem um dia reservado para estas práticas.

“A APPPics está disponibilizando os profissionais, que fazem o atendimento nas Academias. Nas nossas unidades, acompanhamos todo o processo para oferecer aos usuários do SUS essas alternativas inovadoras na promoção da Saúde. Desejamos estimular essas práticas socialmente contribuitivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades, ampliando o acesso às PICS, garantindo qualidade e eficiência”, declarou a coordenadora das Academias da Saúde, Márcia Verônica.

A cuidadora de idosos, Izabelle Martins, de 22 anos, foi à unidade do Castelo São Manoel para conhecer mais sobre shantala. A terapia, que trabalha a massagem de bebês, já trouxe benefícios para a filha, Helena, de 1 mês.

“Fiquei sabendo do trabalho por meio da equipe do Posto de Saúde daqui do bairro e resolvi vir conhecer. A Helena gostou! Já senti que a ela ficou mais tranquila e relaxada após a sessão. Eu também gostei muito e já decidi voltar na próxima semana”, comentou Izabelle.

Participaram, também, da visita o vice-prefeito Baninho e o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis