tn_Estudantes de teatro Darcy Ribeiro (2)

 

“Chegadas e Partidas”. Esse é o título do esquete que os alunos do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro apresentarão na abertura do 6º FEESPE – Festival de Esquetes Teatrais de Petrópolis, no Theatro Dom Pedro nessa quarta-feira (04.10), às 19h. Sete alunos que participam das aulas de teatro oferecidas na unidade municipal marcarão presença no evento.

De acordo com o professor responsável pelas aulas de teatro no Darcy Ribeiro, William Esteves, os alunos não participarão da competição, farão apenas uma demonstração. “A ideia é a de mostrar todo o talento desse grupo que nos enche de orgulho. Eles terão a oportunidade de estar no palco e vivenciar a pratica do teatro”, contou o professor.

A apresentação “Chegadas e Partidas” terá 25 minutos de duração. “O elenco conta com sete alunos. O texto conta a história de mulheres que vivem à espera do príncipe encantado. Fala de amores e sentimentos. É um texto simbólico e poético. Os alunos também cantam a capela durante a apresentação”, contou William que é o autor do texto.

Nas aulas de teatro, os alunos trabalham postura, timidez e segurança. “Essa relação com o público é muito importante para todas as pessoas, indiferente da faixa etária. Para eles que estão ainda estudando, as aulas auxiliam na perda da timidez e ajudam na concentração, ações que refletem nos seus comportamentos fora do ambiente teatral e da escola”.

No Centro de Ensino Darcy Ribeiro, alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Educação participam de cursos e oficinas no contraturno escolar. Em 2018, 822 alunos estão sendo atendidos nas aulas de acompanhamento pedagógico, artesanato, capoeira, cozinha experimental, dança, espanhol, graffiti, informática, inglês, judô, música e teatro.

“Participar de uma apresentação fora das aulas são estimulantes para eles. Estão todos muito animados. As aulas de teatro ocorrem durante a semana e no próximo ano novas vagas serão abertas para esse curso”, explicou a diretora do Centro de Ensino Darcy Ribeiro, Carla Vianna.

“O Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro é um polo que oferece atividades diferenciadas para os alunos do ensino fundamental II. Todas as atividades ofertadas são gratuitas e todos os anos o Centro de Ensino prepara uma grade com cursos e oficinas diferenciados. O curso de teatro é um dos destaques das aulas. Durante o ano os alunos têm a oportunidade de participar de apresentações e mostrar um pouco dos talentos que temos na rede municipal de Educação”, conta a secretária de Educação, Samea Ázara.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis