firjan

A Firjan anunciou a criação de Núcleos de Gestão do Movimento Sou do Rio, que passarão a funcionar na sede da Firjan, no Centro do Rio, e nas Regionais no interior do estado, com o objetivo de estimular negócios entre empresas fluminenses. As principais atividades programadas para os núcleos, que estarão vinculados ao Conselho Empresarial de Economia da federação, incluem um mapeamento das empresas de cada região e a construção de uma agenda de ações de disseminação dos ideais da iniciativa.

 

“Este é um movimento de pertencimento da sociedade fluminense, que pode estimular o desenvolvimento do estado. Ao preferir produtos originais do Rio, iremos gerar mais emprego e renda e também impostos, proporcionando um círculo virtuoso para todos”, ressaltou Sérgio Duarte, presidente do Conselho.

 

De acordo com o economista Jonathas Goulart, assessor do Conselho, 42% de todos os insumos usados na produção do estado do Rio vêm de outras unidades da federação – o equivalente a R$ 174 bilhões –, enquanto o percentual do restante da Região Sudeste é de apenas 16%.

 

Durante a reunião do Conselho, no último dia 20, Duarte defendeu o fortalecimento da iniciativa, como forma de contribuir para a saída da crise do estado do Rio. “Queremos que o movimento atinja o consumidor, que terá sempre liberdade de escolha, mas deve tomar conhecimento sobre a importância da geração de emprego e renda aqui”, complementou.

 

Oportunidade de negócios

 

Para Duarte, os números comprovam o potencial das oportunidades que podem ser criadas para o crescimento dos negócios locais. “Com o trabalho dos Núcleos, vamos identificar onde e como a federação e suas instituições podem ajudar o empresário, por exemplo, a se adequar a ser fornecedor de uma grande empresa, entre outras ações”, afirmou o empresário, que também é vice-presidente da Firjan.

 

O Sou do Rio foi lançado no ano passado por instituições, como a Firjan, Sebrae e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio (SindRio), a Associação de Supermercados do Rio, entre outras. Desde então, ganhou adesão de diversas empresas, sindicatos e eventos, como a Rio Oil & Gas, que ocorreu esta semana (24 a 27/9), no Riocentro, em que o Sebrae promoveu a exposição “Rio além do petróleo”, com a participação da federação.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação