tn_Município terá mais duas campanhas para castração de cães e gatosParcerias vão permitir 1.800  cirurgias

            Petrópolis vai contar com duas campanhas para castração de cães e gatos nos meses de outubro e novembro. Uma parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Estado de Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente vai permitir a castração de 600 animais durante um mês. A ação, que começa na próxima segunda-feira (08.10), é realizada por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA, que leva o mutirão para cidades do interior do estado.

“Já recuperamos o projeto de Castração Gratuita, que esterilizou mais de 900 animais em julho, e, agora, tivemos a boa notícia, de que vamos receber apoio neste sentido. Devemos ter atenção especial para este assunto. Cuidar da questão dos animais de maneira responsável é fundamental e todo este processo é feito com transparência. A castração é importante para ajudar a controlar e reduzir a população de animais abandonados nas ruas”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

O Projeto vai atender regiões prioritárias ao redor de áreas de conservação. Os cadastros já estão sendo feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. A campanha começa na próxima segunda e vai até o dia 7 de novembro.

“O município não mediu esforços para retomar o serviço em julho e agora recebeu este apoio do estado, que é essencial para o controle da população de animais domésticos. A castração previne a ninhada indesejada e o consequente abandono de filhotes. A ação da Secretaria de Estado de Ambiente fortalece o nosso trabalho e já temos agendada nossa próxima fase da campanha. Sempre importante possibilitar que ações como estas cheguem a mais bairros”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O Projeto Ambiente Animal é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can & Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

 

Castração Gratuita do município vai atender região de Itaipava em novembro

Dando continuidade ao serviço de Castração Gratuita, mais de mil cães e gatos do bairro do segundo distrito vão ser atendidos na ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, no Parque Municipal de Itaipava. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“Nossas equipes de agentes de endemias estão cadastrando moradores desde a região da Estrada Mineira, entre Corrêas e Nogueira, até Itaipava. Será uma semana de castrações, operando, inclusive, no sábado”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger.

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, está organizando o cronograma de atendimentos. Panfletos com as orientações para o pré e pós-cirúrgico estão sendo disponibilizados para os donos dos animais. As cirurgias serão realizadas em dois turnos.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis