tn_APPO-divulga-o-saldo-das-at

Inauguração vai acontecer no Palácio Sérgio Fadel, na quinta-feira (04.10)

Outubro é o mês de incentivo e promoção à Saúde da Mulher, com foco na prevenção ao câncer de mama. No próximo sábado (06.10), 330 mulheres serão atendidas em um mutirão de consultas no HAC. A Secretaria de Saúde tem ampliado o atendimento e realizado também mais exames na prevenção do câncer de mama. Em 2018, de janeiro a agosto, foram realizados 7.471 exames de mamografia no município. Somente no Hospital Alcides Carneiro (HAC), foram mais de 3 mil exames. A tendência é que o número deste ano ultrapasse o de 2017, quando foram feitos 8.988 exames em toda rede da Saúde.

Para marcar a importância da prevenção do câncer de mama, a prefeitura e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos vão realizar, nesta quinta-feira (04.10), a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, que completa 10 anos em Petrópolis.

“Este é um assunto dos mais importantes, pois precisamos trabalhar a prevenção da doença entre as mulheres. A Campanha vem para trazer este alerta e queremos que seja um evento para marcar, realmente, o início do período de conscientização, trabalho que já desenvolvemos o ano inteiro. O Outubro Rosa completa dez anos em Petrópolis e temos orgulho de colaborar”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O evento está marcado para as 19h, no Palácio Sergio Fadel, sede da prefeitura, na Avenida Koeler, que será iluminado na cor da Campanha. A abertura vai contar, também, com a apresentação da música oficial da Campanha Outubro Rosa 2018 pelos integrantes do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco (GRBC) Guerreiros da Vinte.

“Temos trabalhado junto à nossa equipe e usuárias da rede a importância de manter a prevenção em dia, incentivando a procura dos nossos postos para o caso de dúvidas, manter as consultas em dia e realizar os exames de rotina. A Campanha Outubro Rosa vem para somar e temos uma parceria muito grande com a APPO no apoio a pacientes”, avalia a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O mutirão de sábado será o nono realizado este ano. Mais uma vez, a ação vai ser realizada no Ambulatório do HAC, que vai oferecer consultas em cinco especialidades: 160 atendimentos de ginecologia pré-operatória e 50 de dermatologia, além de neurologia, oftalmologia e cardiologia (40 cada).

A programação do Outubro Rosa terá sequência com ação voltada para o atendimento de mulheres e caminhada no Sesc de Nogueira, no próximo sábado (06.10), e com o Bazar da APPO, entre os dias 8 e 10, na Casa de Apoio da Associação. No dia 9, haverá a inauguração da iluminação dos demais atrativos turísticos, às 19h, na Câmara de Vereadores. Está marcado para o dia 27 a tradicional Caminhada do Outubro Rosa. Ela vai acontecer às 15h, pelas ruas do Centro Histórico.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis