tn_Mais de 200 alunos da rede municipal participam de atividade musical oferecida pelo Programa Petrópolis da Paz

A tarde desta segunda-feira (01.10) foi especial para mais de 200 alunos da Escola Liceu Municipal Carlos Chagas, na Avenida Barão do Rio Branco. O programa Petrópolis da Paz preparou uma atividade diferente para os estudantes durante o intervalo das aulas. Quando os alunos saíram para o pátio, encontraram o “Quarteto Pop Music” com instrumentos como violino e viola, com um repertório de música clássica com uma roupagem popular.

A finalidade da apresentação musical, foi com uma linguagem universal que é a música, tentar atingir todos os alunos da escola de forma que pudessem conhecer a Mediação Escolar e seus benefícios. A unidade de ensino foi a primeira escola a receber a capacitação do programa. Atualmente, 62 alunos entre 10 e 16 anos participam semanalmente dos encontros de mediação que são ministrados pela pedagoga, psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

“É uma oportunidade que a gente vai aproveitar para alcançar toda a escola, falar um pouco sobre a Cultura da Paz. Ter contato com a música é ter contato com outra cultura, outra possibilidade. Eles precisam saber que existem várias possibilidades e precisamos falar mais de Paz” ressaltou Vanessa Siqueira.

“Queremos buscar soluções para os conflitos e mudanças por meio da educação com o objetivo de buscar a inclusão e paz social”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

Os integrantes do Quarteto fazem parte do Coral dos Anjos, e se apresentam juntos há 2 anos. O grupo é composto por Gabriel Reis; as irmãs Tainara e Dandara Claudino e pelo maestro do coral Danilo Henriques. “A gente sempre espera que a música toque no coração das pessoas. Quero muito que hoje eles tenham mais interesse pelos instrumentos e engrene na música, ela tem esse poder” contou o Maestro Danilo Henriques.

“Os alunos gostam de atividades diferenciadas. A música instrumental traz um pouco dessa cultura diferente do que eles estão acostumados a ver”, falou o diretor da unidade de ensino Marcos Machado.

O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis