Outubro Rosa tem início em Petrópolis

Projeto Volte a Ser Feliz participa das comemorações

Outubro teve início nesta segunda e começa, junto com o mês, o Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo de útero. Em Petrópolis, a campanha é comemorada de diversas formas, por muitas instituições. A Clínica Patrícia Bastos, que financia o Projeto Volte a Ser Feliz, participou ontem (1º) do Dia da Beleza da Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) e do jantar de abertura do Outubro Rosa, promovido pela APPO (Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos).

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mundialmente falando, perdendo apenas para o câncer de pele. De todos os casos da doença por ano, 25% são de mama. A mastectomia é uma forma de tratar a doença, e consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. Após a cirurgia, a mulher pode realizar uma reconstrução para recuperar a aparência anterior.

Infelizmente, a aréola mamária “desaparece”, tirando umas das principais características do seio. Além disso, muitos pacientes perdem os pêlos da sobrancelha e cabelo ao longo do agressivo tratamento. Pensando nisso, a dermopigmentadora Patrícia Bastos criou o projeto Volte a Ser Feliz, que realiza pigmentação de sobrancelhas e aréolas para pacientes oncológicas.

As pacientes são encaminhadas pela APPO e FNCC e recebem os procedimentos de forma gratuita. Nos primeiros quatro meses do projeto, mais de 30 mulheres foram contempladas. Para a comemoração do Outubro Rosa, pacientes assistidas pela FNCC receberam, durante a última segunda, o procedimento de pigmentação de sobrancelha, durante o “Dia da Beleza” organizado pela instituição, que também contou com maquiadores, cabeleireiros e muito mais. Na ocasião, Patrícia realizou uma palestra explicativa sobre micropigmentação.

No jantar da APPO, que está em sua décima edição, a Clínica Patrícia Bastos disponibilizou seis procedimentos para sorteio, sendo duas pigmentações de sobrancelha, duas de lábio e dois lash lift (nos cílios). No evento, a profissional foi homenageada pela instituição pela sua participação ativa na causa social.

“É importante abraçar esta causa, apoiar as pacientes e as pessoas que estão ao lado delas durante essa luta que é o câncer. Este mês é de conscientização, de união e de coragem. Por isso, estamos intensificando as ações do projeto, para que cada uma destas vitoriosas volte a ser feliz”, destacou Patrícia.

“Como o procedimento tem o custo alto, estamos buscando possíveis parcerias, para que possamos recuperar a autoestima de cada vez mais mulheres. O apoio das instituições e da população é essencial para que o trabalho seja bem-sucedido”, frisa Gisele Goulart, responsável por captação de recursos e parcerias do projeto.

A Clínica Patrícia Bastos realiza ainda procedimentos de camuflagem de olheiras, estrias, despigmentação, ente outros, e fica localizada na Rua 16 de Março, número 158 (Edifício Central) – sala 901. Pode-se procurar a empresa, também, pelo e-mail clinicapatriciabastos@gmail.com ou pelo telefone (24) 98843-6000.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação