tn_IMG_3862

Evento vai reunir as escolas que participaram do JEMs e do JEUPs no Sesc Quitandinha

Somando as duas competições, 65 escolas participaram dos jogos este ano

 

A prefeitura vai entregar 91 troféus e mais de 3 mil medalhas na cerimônia de encerramento dos Jogos Estudantis, que acontece no dia 17 de outubro no Sesc Quitandinha. Todos os alunos que participaram das competições serão premiados, assim como as escolas vencedoras por modalidade em cada categoria. Os estudantes também recebem um certificado pelos resultados obtidos ao longo dos torneios. Neste ano, foram 44 colégios inscritos nos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) – igualando o recorde de 2002 – sendo três a mais que em 2017, quando 41 disputaram os jogos. Em 2016, havia sido apenas 19 inscritos na competição. Outras 21 escolas participaram do Jogos Estudantis Municipais (JEMs).

“Envolver os estudantes e as escolas com o esporte foi uma das metas de governo e vem dando resultados muito positivos que culminam com os jogos estudantis. É uma felicidade colher estes frutos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi mostrando que os números positivos motivam a administração a ampliar a oferta de programas. “A ideia é que mais alunos participem das atividades no ano que vem”, completa.

“É fundamental que os nossos jovens pratiquem esportes, proporcionando mais saúde e prevenindo doenças. Desde o ano passado, a prefeitura vem investindo para que mais escolas participem dos jogos estudantis, aumentando também a participação dos alunos nas atividades. O esporte também é uma ferramenta de transformação e daqui podem surgir futuros atletas de alto rendimento”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

No dia 17 de outubro, às 10h, acontece a premiação das escolas e dos alunos que participaram do JEMs. São 36 troféus e 979 medalhas. Foram oito modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei – e três individuais – tênis de mesa, xadrez e atletismo. Os jogos aconteceram em duas categorias: sub-13 e 15. O evento de encerramento será uma novidade na programação do torneio.

“No ano passado, por solicitação das escolas que participaram, realizamos a entrega individual em cada instituição. Neste ano, resolvemos fazer diferente e vamos fazer a premiação no mesmo dia das duas competições. O nosso objetivo é fortalecer o esporte estudantil como um todo. Preparamos o JEMs de uma forma que envolvesse o maior número de alunos possível de cada escola”, disse Hingo.

No mesmo dia, a partir das 16h, será a vez dos estudantes e dos colégios que disputaram o JEUPs. Serão entregues 55 troféus e 2.215 medalhas para alunos que participaram de nove modalidades, sendo quatro coletivas: futebol de campo, futsal, basquete e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. A competição foi dividida em três categorias: sub-13, 15 e 18. No ano passado, o evento de encerramento do JEUPs reuniu mais de 500 pessoas e lotou o Theatro D. Pedro.

“O encerramento com a entrega da premiação será em um grande evento organizado pela prefeitura, assim como já foi feito no ano passado. Será um dia de surpresas e homenagens para os jovens e também para os professores e treinadores. Todas as escolas e alunos que jogaram estão convidadas a participar”, completa o superintendente.

Jogos Estudantis dos Distritos também foi um sucesso,este ano

Em junho, a prefeitura entregou 612 medalhas e 11 troféus no evento de encerramento da 3ª edição dos Jogos Estudantis dos Distritos (JEDS). Meninos e meninas participaram de 130 jogos em sete modalidades diferentes nas categorias sub-13 e 15. A cerimônia de encerramento foi realizada no Sesc de Nogueira.

Participaram da edição desse ano 612 alunos das escolas municipais: Celina Schechner, Municipalizada Moysés Furtado Bravo, Augusto Pugnaloni, Municipalizada Santa Terezinha, Amélia Antunes, Theodoro Machado, Dr. Paula Buarque, Monsenhor João de Deus, Beatriz Zaleski, Barros Franco e Liceu São José de Itaipava.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis