tn_Jeups xadrez (4)

Após o término das duas modalidades, resta a disputa da fase final do JEUPs

 

O tênis de mesa e o xadrez reuniram 18 escolas e cerca de 100 alunos em dois de competição no Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs). Na última segunda-feira (24.09), foram realizadas 55 partidas de tênis de mesa no Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, definindo os campeões nas categorias sub-13, 15 e 18. No dia seguinte, 108 jogos de xadrez na Casa dos Conselhos estabeleceram os vencedores por idade. Com o encerramento das duas modalidades, resta apenas a disputa do basquete na programação da fase final do JEUPs. O encerramento da competição acontece no dia 17 de outubro no Sesc Quitandinha.

No tênis de mesa, no sub-18, Hugo Tardelli (Colégio São Tomás de Aquino) e Jéssica Rafaela (José Bonifácio) venceram. No 13, levaram a melhor Leonardo Lisboa (São Tomás de Aquino) e Catarina Mariano (Bom Jesus). No 15, os troféus ficaram com Nicolas Almeida (Colégio São Tomás de Aquino) e Isabelle Vasquez (CEFET).

No xadrez, entre as meninas, Ana Luísa (Colégio São Tomás de Aquino) venceu no sub-13. No 15, quem levou a melhor foi Lívia Fernandes (Colégio Petrópolis). Na categoria até 18 anos, quem conquistou a primeira posição foi Priscila Vieira (Cândido Portinari). Já no masculino, no 15, Gabriel Rodrigues (Colégio São Tomás de Aquino) foi o vencedor. No sub-13 quem levou a melhor foi Hugo Duarte (Colégio Koeler). No 18, o campeão foi Quéops Oliveira Ramos (CEFET).

Desde o ano passado, a prefeitura investe para o crescimento dos jogos estudantis, abrindo mais espaços para que outros alunos participem das atividades. São 44 escolas inscritas no JEUPs, três a mais que em 2017, quando 41 disputaram os jogos. Em 2016, havia sido apenas 19 inscritos na competição. A principal novidade em 2018 foi o retorno do atletismo, modalidade que não era oferecida há quatro anos na programação dos jogos.

“Precisamos inserir os jovens nas mais diversas modalidades esportivas, contribuindo com a saúde, bem-estar, além de contribuir no desenvolvimento individual de cada um. Cada vez mais as escolas estão aderindo a nossa proposta de inserir os jovens nas competições”, afirma Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer da cidade.

Na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, começam as partidas da fase final de basquete, última modalidade em disputa no JEUPs. Todos os 31 jogos da fase final serão realizados no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. Hingo Hammes garante mais novidades para o ano que vem, como forma de atrair mais escolas para a competição.

“A gente trabalha sempre para que a competição seja ainda mais organizada, sempre com boas novidades. Neste ano, também estamos preparando uma festa especial de encerramento do JEUPs. Vamos trabalhar para que mais escolas participem no ano que vem, com ainda mais alunos participando do JEUPs”, completa Hingo.

O encerramento do JEUPs acontece em grande estilo: no teatro mecanizado do Sesc Quitandinha, no dia 17 de outubro, a partir das 16h. Além da entrega das medalhas e dos troféus para as escolas vencedoras, um show de abertura promete animar os estudantes que participaram dos jogos. Um certificado pelos resultados obtidos também será entregue aos alunos neste dia.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis