Mediação Escolar é tema de seminário durante semana dedicada ao tema

Integrando a programação da Semana da Mediação, realizada pelo Petrópolis da Paz, está marcado para o próximo dia 25 de setembro, às 9h na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), unidade da Rua Benjamin Constant, o seminário com o tema Mediação Escolar. O encontro será ministrado pelo professor, mestre e doutor em Educação Pública, Álvaro Chrispino, que também já publicou dois livros sobre o tema.

Segundo Álvaro, o seminário, que será dividido em 3 blocos, tem o objetivo de atingir um perfil de profissionais bem amplo. No primeiro momento do encontro, será apresentado uma pesquisa, realizada pelo palestrante, sobre a produção acadêmica no âmbito de violência escolar no Brasil. Já no segundo bloco, o tema será mais específico para os professores e gestores de escolas municipais, estaduais e particulares, onde trabalham de fato com o dia-a-dia das dificuldades da violência e conflito escolar. E, encerrando, o último bloco terá uma proposta de aplicação curricular de atividades ou dinâmicas que tragam esse tema para a sala de aula e que o assunto possa ser discutido e inserido nos hábitos dos alunos e professores.

“A semana da Mediação tem uma importância não só simbólica, mas operacional. Na verdade, quando uma cidade se dispõe a fazer um projeto de mediação, onde materializa uma semana, mostra que a cidade está preocupada com a saúde social e bem-estar das suas crianças jovens e adultos visto que mediação é alguma coisa aprendida socialmente”, contou Álvaro.

De acordo com a Coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen Carvalho, o seminário tem a finalidade de expandir a Mediação Escolar para todos os profissionais da educação da cidade, assim como foi solicitado pelo Ministério Público no mês passado. “Apresentamos nosso programa para profissionais de escolas particulares e mostramos como é a mediação, que já funciona em formato piloto em três escolas municipais”, contou Elsie-Ellen.

Quem for participar das palestras oferecidas pela Semana da Mediação, pode receber um “Certificado de Participação” que está sendo oferecido pelo Petrópolis da Paz. Basta fazer o cadastro através do  e-mail semanadamediacao@gmail.com e no dia da palestra assinar a lista de presença. O certificado chegará por e-mail.

A Semana da Mediação será encerrada no dia 30 de setembro com uma Caminhada pela Paz, às 9h, na Avenida Barão do Rio Branco e logo em seguida às 10h, no Palácio de Cristal, a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel se apresentará junto com os grupos locais de capoeira e jongo finalizando o evento com muita alegria.

O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.