tn_Centro de Cultura recebe exposição de flores artesanais

            Mais de 30 espécies de flores em 115 arranjos foram reproduzidas para a Exposição de Flores Artesanais, em cartaz na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, até o dia 29 de setembro. A artesã Sueli Valadares usou materiais como cetim, seda, crepe, algodão, entre outros, para reproduzir com riquezas de detalhes orquídeas, rosas, bromélias, hortênsias, margaridas, e diversas outras. Com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), a mostra pode ser conferida de segunda-feira a sábado, com entrada gratuita.

Flores naturais que a artesã encontra perto de casa, na vizinhança, ou por onde passa, e até mesmo fotografias na internet servem de modelo para Sueli recriar as espécies. O que começou como hobby, em 1996, hoje já chega a sua 20ª exposição. “A maioria das pessoas gosta de flores, não tem como gostar. Elas são muito bonitas. Espero que as pessoas gostem da exposição Muitas falam que elas parecem de verdade”, explica a artista.

Cada arranjo demora cerca de três dias para ficar pronto, dependendo do tamanho. Na mostra, os 15 tipos diferentes de orquídeas estão entre os destaques, assim como os girassóis, reproduzidos nos mínimos detalhes. A artesã já levou suas flores artesanais para outras cidades, como Teresópolis e Angra dos Reis. Em Petrópolis, ela já realizou exposições em shoppings, no Palácio de Cristal, entre outros.

A Galeria Van Dijk fica aberta de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. E sábados de 13h às 17h. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro.