tn_Novas vagas idosos e deficientes (7)

Número passou de 65 para 108

Vagas foram reordenadas e novos espaços criados

 

            Idosos contam, agora, com 108 vagas para estacionamento gratuito nas áreas demarcadas em Petrópolis. O crescimento é de 66,16%. As vagas anteriores foram reorganizadas e 43 novos espaços implementados em diversos pontos da cidade. A intenção da reordenação é garantir maior qualidade desses espaços em áreas próximas ao comércio e pontos estratégicos da cidade. O projeto, antes de executado, recebeu a chancela dos conselhos de Idosos e Pessoas com Deficiência.

Para realizar as melhorias, a equipe da CPTrans realizou o levantamento quantitativo e qualitativo das vagas existentes, levando em consideração se o espaço onde estão atualmente é compatível com a legislação, possui obstáculos para acesso, entre outras questões. Em casos em que foram constatados problemas com vagas, como falta de segurança para o desembarque, por exemplo, ela foi suprimida, e outra, próxima e segura, instalada.

“As mudanças nas vagas para idosos foram pontuais e levou, inclusive, os anseios dos conselheiros em conta para sua realização. Além disso, além de aumentar em números os números de vagas, elas estão, agora, em locais mais adequados. Entendemos que isso é importante porque chegamos a encontrar vagas de deficiente demarcadas em ladeiras, por exemplo, enquanto que há alguns metros dali existia espaço em área plana, propicia para implementação”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

O acréscimo de vagas também entra nas normas da legislação, que estabelece mínimo de 5% do total para estacionamento de idosos. O número, no entanto, agora é superior a esse percentual, já que são mais de 94 vagas de um total de 1881. No caso das vagas para deficientes, elas já superam os 2% determinados pelo estatuto da pessoa com deficiência, no entanto, permanecendo em 62. Porém, agora, em locais com rampas acessíveis próximos e em áreas adequadas para o desembarque.

Novas vagas foram disponibilizadas na Rua Teresa, por exemplo, principal polo de modas da cidade. O Bosque do Imperador teve sua vaga realocada para um ponto mais próximo ao comércio, diminuindo as distâncias no trajeto principal dos usuários. Também receberam novas vagas áreas a Rua Floriano Peixoto, Barão de Teffé, Padre Siqueira e Alfredo Pachá, entre outros pontos.

Procedimento para garantir direito a uma das vagas

Para parar em uma das vagas destinadas a idosos é necessário ter o cadastro atualizado na CPTrans. Para isso, é só comparecer à Rua Alberto Torres 115, Centro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. É necessário ter mais de 60 anos, levar a documentação do veículo, carteira de habilitação, comprovante de residência e preencher um formulário no local. A renovação é feita anualmente e o idoso recebe um comprovante que deve ser mantido no painel do veículo para utilização da vaga por até três horas.

Já para deficientes físicos, a renovação é a cada cinco anos. O procedimento é semelhante, mas exige laudo médico atualizado comprovando a doença. A carteira de habilitação tem que ser do próprio deficiente ou da pessoa responsável por dirigir para ela.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis