tn_Equipe Petrópolis da Paz

A Semana da Mediação realizada pelo programa Petrópolis da Paz faz parte do II Encontro de Mediadores do Estado do Rio de Janeiro em parceria com Tribunal de Justiça Do Rio de Janeiro (TJRJ). O evento acontece do dia 22 ao 30 de setembro com uma ampla programação, recebendo profissionais renomados da área de mediação de conflitos para ministrarem palestras em vários pontos da cidade.

A abertura oficial da Semana da Mediação acontece no próximo dia 22, junto com o 2º Encontro de Mediadores do Estado do Rio de Janeiro, às 10h no hotel Vale Real, na BR-040, Km 62, Itaipava, com apresentação do Coral Dó Ré Mi. A solenidade de abertura será realizada pela desembargadora Daldice Santana – Conselheira do Conselho Nacional de Justiça, o desembargador Cesar Cury – Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Prefeito Bernardo Rossi.

No mesmo dia, será lançado pelo Petrópolis da Paz o curso online de Introdução à Mediação – primeiro do estado do Rio de Janeiro, com duração de 24 horas. São 500 inscrições gratuitas que começam a partir do dia 24 de setembro. O cadastro pode ser feito através do site do programa Petrópolis da Paz (http://www.pmp.intranet/petropolisdapaz/). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Pauta Online. O objetivo do curso é divulgar e informar a população sobre o projeto de mediação de conflitos, baseado na Lei Federal nº 13.140, e após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, em 2017, por meio da Lei Municipal n° 7.532.

A equipe do TJRJ disponibilizará um centro de interesses, no próprio hotel, onde serão oferecidas várias palestras, umas das participações, da Juíza de Direito do TJRJ, Andréa Pachá, no sábado (22.09) a partir das 14h e domingo (23.09) a partir das 10h. As inscrições exclusivas para o fim de semana, podem ser feitas pelo site www.emerj.tjrj.jus.br.

“Preparamos uma semana com profissionais de qualidade, que atuam na área de mediação, para que o encontro possa ser rico em informações e para que cada vez mais a mediação de conflitos seja de entendimento de todos. Queremos que as pessoas conheçam o trabalho da mediação e que possam ter ciência que existem várias outras formas de resolver nossos conflitos sem precisar recorrer ao judiciário”, explicou a Coordenadora do programa, Elsie-Ellen Carvalho.

O encontro conta a participação especial do professor, mestre e doutor, em Educação pela UFRJ e autor do livro A Mediação do Conflito Escolar e Políticas Educacionais de Educação da Violência, Álvaro Chrispino, que fará uma explanação sobre Mediação Escolar, na terça-feira (25.09) às 9h na UCP, unidade da Rua Benjamin Constant. Em Petrópolis, a Mediação Escolar já acontece em três escolas municipais, envolvendo mais de 400 pessoas.

A Semana da Mediação recebe 11 palestrantes, onde serão abordados os temas: Mediação Escolar, Advocacia Colaborativa, Empresa Familiar, Mediação Empresarial, Atuação Complementar e Colaborativa entre Advogados e Mediadores, Mediação em Nosso Cotidiano, Evolução da família e Mediação Comunitária. Os encontros acontecerão em 5 locais: Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Arthur Nelson Sá Earp, Centro de Cultura e Casa da Educação Visconde de Mauá.

O evento será encerrado com uma Caminhada pela Paz, às 9h na Avenida Barão do Rio Branco e logo em seguida às 10h, no Palácio de Cristal, a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel se apresentará junto com os grupos locais de capoeira e jongo finalizando o evento com muita alegria.

O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

 

 

 

Programação:

22 de setembro – sábado

10h – abertura oficial da Semana da Mediação

11h45 – palestra com a Juíza de Direito do TJRJ Andréa Pachá – tema- Mediação em Tempos de Comunicação Violenta

14h – palestra com Aline Anhezini, Ligia Zotini e Tânia Almeida – tema- Softlaw – Mais que Futuro de Direito, Direito do Futuro.

14h30 – palestra com Juíza Titular da vara do Trabalho – 1ª Região – Cláudia Márcia Carvalho Soares – tema – Aplicação da Mediação nos temas laborais.

Local: Hotel Vila Real – Rodovia BR-040, Km 62 – Itaipava

23 de setembro – domingo

10h – Centro de interesses com coordenação do TJRJ

Local: Hotel Vila Real – Rodovia BR-040, Km 62 – Itaipava

24 de setembro – segunda-feira

9h40 – palestra com Maria Victória Borja – tema – Mediação Escolar

19h – palestra com Magda Alqueres – tema- Advocacia Colaborativa

Local: Universidade Estácio de Sá – Rua Bingen, 50 – Bingen

25 de setembro – terça-feira

9h às 13h – Seminário com Álvaro Chrispino – tema – Mediação Escolar

Universidade Católica de Petrópolis – unidade Rua Benjamin Constant

19h – palestra com Solon Michalski – tema – Advocacia Colaborativa

Local: Centro de Cultura Raul de leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro

26 de setembro – quarta-feira

16h – palestra com Tomaz Solberg – tema – Empresa Familiar

19h – palestra com Gabriela Assmar – tema – Mediação Empresarial

Local: Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) – Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro

27 de setembro – quinta-feira

9h – palestra com Samantha Pelajo – tema – Atuação Complementar e Colaborativa entre Advogados e Mediadores

19h – palestra com Jorcelei Fonseca – tema – A Mediação em nosso Cotidiano

Local: Universidade Estácio de Sá – Rua Bingen, 50 – Bingen

 

 

 

28 de setembro – sexta-feira

19h – palestra com Glória Mósquera – tema – Evolução da família

Local: Universidade do Norte do Paraná (Unopar) – campus Petrópolis- Rua Montecaseros, 222, Centro.

29 de setembro – sábado

10h – Viva a Paz – reunião com líderes comunitários e representantes da ONG Carioca Viva Rio

Palestra com Moacyra Rocha – tema – Mediação Comunitária

Local: Casa da Educação Visconde de Mauá – Av. Barão do Rio Branco, 3 – Centro.

30 de setembro – domingo

9h – Caminhada pela Paz, na Avenida Barão do Rio Branco

10h – Encerramento com Escola de Samba Unidos de Vila Isabel se apresentará junto com os grupos locais de capoeira e jongo no Palácio de Cristal.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis