Congresso Sae

Painel Transformação Digital promete grande interação com o público, que poderá instalar aplicativos para acompanhar inovações em seus próprios smartphones

A interação com o público será uma das marcas do Painel Transformação Digital do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerá de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Numa primeira etapa, o painel vai promover uma exibição (showcase) de novas tecnologias disponíveis, utilizando recursos de realidade aumentada e conectividade para interação com o público. A segunda parte, por sua vez, terá uma mesa redonda para debater a questão da transformação digital na mobilidade.

De acordo com o chairperson do Comitê Transformação Digital da SAE BRASIL, Thiago Barão Negretti, as inovações no formato do painel correspondem à união dos painéis Tecnologia da Informação, Segurança Veicular e Telemática e Infotainment, que eram separados na edição anterior do congresso. “Vamos sair do formato clássico de palestras, seguidas por perguntas e respostas, para um showcase em que os palestrantes vão poder demonstrar as novas tecnologias ao público”, explica Negretti, que integra os comitês de TI e de Testes & Simulações da SAE Brasil. Além dos recursos de realidade aumentada que serão disponibilizados ao público nessas demonstrações, o chairperson revela que também serão apresentadas ferramentas de conectividade da nova fábrica de caminhões que utiliza mecanismos da Indústria 4.0 da Mercedes-Benz.

O planejamento deste formato para o painel levou em conta que esta nova Era da Transformação Digital vai pautar a nova lógica da mobilidade e, por consequência, os negócios e necessidades da engenharia e as inovações na indústria automotiva. Segundo Negretti, a utilização de soluções através de M2M (Machine to Machine), IoT (Internet of Things), aplicados ao conceito da Indústria 4.0, já são uma necessidade, e não um desejo para que o futuro seja, ao mesmo tempo, mais conectado e cada vez mais seguro. “Se no futuro teremos veículos com rodas ou não, e se estes veículos utilizarão a nuvem (cloud) para se deslocarem, depende de nós, engenheiros da mobilidade, e dos profissionais que estão participando de uma das maiores transformações que a humanidade já viveu”, argumenta o chairperson.

A primeira parte do Painel Transformação Digital, que será no dia 3 de setembro, das 11h às 12h30, terá a participação do gerente de transformação digital da FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.), Djan Magalhães Castro, do gerente de desenvolvimento de sistemas da Mercedes-Benz do Brasil, Giuliano Alves da Silva, do diretor de sistemas de engenharia da RSA Security para a América Latina e Caribe, Marcos Nehme, além do convidado internacional Brendan Foley, gerente de marketing industrial da Here Technologies. O mediador será Ricardo Altmann, sócio-diretor da Lunica.

Já a segunda etapa do Painel Transformação Digital ocorrerá no mesmo dia, das 13h30 às 15h, e terá uma mesa redonda em que será discutida a transformação digital na mobilidade. Os convidados desta mesa redonda serão os CIOs (Chief Information Officer) André Souza Ferreira (Fiat Chrysler Automóveis América Latina), Angelo Figaro Egido (Renault-Nissan) e José Roberto Giro (Volkswagen), bem como o diretor do campo de provas da General Motors, Marcelo Bertocchi. A mediação caberá ao jornalista Alex Ruffo, da Rádio Jovem Pan e Speedway Magazine.

Sobre o Congresso SAE BRASIL 2018
“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de oito mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.

Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.
A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e dez seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNACIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

SERVIÇO
27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data:
3 a 5 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo
Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação