Prefeito de FriburgoO ano de 2014 será de muito trabalho e próspero em realizações governamentais. Na primeira reunião de secretários e subsecretários, realizada na manhã desta sexta-feira (17) no Salão Azul da Prefeitura, o prefeito Rogério Cabral anunciou um plano de metas e inúmeras ações a serem desenvolvidas ao longo do ano, com destaque para as áreas de saúde, obras, urbanismo, educação, entre outras.

“O empenho do governo municipal será total para atender a demanda da população. Faremos uma corrida contra o tempo para realizarmos um grande volume de obras e convênios”, disse o prefeito.

Durante a reunião de trabalho, o prefeito listou uma série de obras que serão tocadas pela Prefeitura. Na saúde, por exemplo, ampliação do Hospital Raul Sertã, inauguração de seis novas Unidades Básicas da Família, duas Clínicas da Família, a implantação da UPA de Olaria, entre outras. Na educação estão previstas diversas obras de reforma, ampliação e construção de creches e escolas.

Através de convênios com o governo estadual, a Prefeitura dará início à contenção de 14 encostas e outras 19 estão sendo liberadas pelo governo federal para serem iniciadas em 2014. A Prefeitura também executará 20 km de asfaltamento na zona rural em parceria com o DER e dará início à pavimentação de ruas e avenidas através do Programa Provias, da Secretaria Municipal de Obras. O programa municipal será contemplado com a compra de 54 equipamentos, entre os quais caminhões, máquinas e uma usina de asfalto móvel adquiridos pela Prefeitura através de financiamento do BNDES, via Banco do Brasil. O município está ainda ampliando os convênios do Programa Somando Forças junto ao governo estadual e também liberando outros tantos repasses federais para execução de obras previstas para terem início no primeiro semestre.

O prefeito Rogério Cabral também destacou na reunião outros projetos importantes para este ano, como o Condomínio Industrial e Empresarial, o Centro de Convenções, o Parque de Eventos e o projeto Cidade Inteligente, dotando todo município de rede de internet e telefonia celular. Na área de esporte, o governo dará prosseguimento à reforma e construção de novas praças esportivas (quadras, ginásios e campos de futebol). A Autran começará a desenvolver, ainda no primeiro semestre, um novo projeto de trânsito em Nova Friburgo.

“A Prefeitura adotou as medidas necessárias para tornar a máquina administrativa mais ágil e eficiente. Fizemos todo o planejamento e traçamos as metas para acontecerem em 2014. A nossa expectativa é muito positiva”, afirmou.