tn_Cerest leva palestra e imunização a trabalhadores da Xerium

30 profissionais participaram da conscientização sobre a vacina contra a Febre Amarela

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou, nesta quinta-feira (09.08), mais uma visita a empresas da cidade com o objetivo de alertar, orientar e incentivar trabalhadores na prevenção de acidentes de trabalho e cuidados com a saúde. Desta vez, a ação foi parte da 35ª Semana Interna de Saúde e Prevenção de Acidentes no Trabalho (SISPAT) da indústria Xerium Technologies, na Avenida Barão do Rio Branco.

“Importante que o Cerest esteja ao lado das empresas na prevenção a acidentes de trabalho e da saúde. As orientações são essenciais para que eles disponham das informações necessárias e possam tirar as dúvidas, que muitas vezes acabam impedindo que eles possam se imunizar. Outra bela parte do trabalho é o de levar a vacina até as empresas, uma forma de aproximar o trabalho desenvolvido nos postos de Saúde aos profissionais”, pontuou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A palestra na Xerium Technologies falou sobre a importância da prevenção à Febre Amarela. O Cerest apresentou as respostas para as principais dúvidas relacionadas à doença, assim como os sintomas, as formas de detectá-la e as orientações sobre a vacina. Trinta pessoas acompanharam atentamente as explicações e puderam contar com a aplicação das doses da vacina.

“É um grande prazer poder estar aqui e participar da 35ª SISPAT da Xerium. Estamos com três enfermeiros e um médico que puderam atender a quem quisesse a imunização, além da palestra, em que houve uma participação muito boa. Esta é a nona visita a empresas, neste ano, do Cerest. Com isso, imunizamos mais de 350 pessoas”, destacou o coordenador do Cerest, Gustavo Cabral.

Em 2018, o Cerest já realizou visitas em empresas de ônibus, na Enel, GE Celma, Sindicato dos Rodoviários de Petrópolis, na Secretaria de Saúde e na Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP). Na Xerium, o trabalho reforçou a campanha realizada durante toda a semana, mas uma ideia cujo incentivo é feito diariamente pela empresa por meio do departamento de segurança do trabalho.

“Já realizamos as orientações junto aos nossos funcionários todos os dias, mas esta semana, especialmente, é quando concentramos mais ações neste foco. Importante receber a ação do Cerest, pois isso ajuda, mesmo os profissionais que já se imunizaram contra a febre amarela, ao repassar as informações obtidas aqui com seus amigos e parentes”, ressaltou a analista de Recursos Humanos da Xerium, Carla Henrique.

O líder de produção Luis Claudio dos Santos, de 49 anos, estava receoso se tomava a vacina ou não. Após receber as orientações passadas pela palestra, ficou mais confiante. Ainda tirou mais dúvidas com a equipe do Cerest e decidiu por se imunizar.

“Estava na dúvida se tomava a vacina ou não, preocupado com as possíveis reações. Gostei muito da palestra, foi esclarecedora. Muito importante, ainda, que vamos poder repassar estas informações entre nossos familiares e amigos, para incentivar eles também a tomar a vacina”, contou o morador do Retiro.

O Cerest presta atendimento aos trabalhadores que contraem doenças ou algum tipo de agravo relacionado à suas atividades no trabalho. Promove a proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, fazendo uso de dados epidemiológicos provenientes de atendimentos clínicos e de notificações de acidente do trabalho (CAT). O espaço funciona na Rua Dr. Sá Earp, número 433, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para atendimento são (24) 2244-7081 e (24) 2246-9214.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis