Afro Serra

Serviços:

Evento Lançamento do GPS – 1ª Companhia de Passinho da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Dia: 10 de Agosto de 2018, sexta-feira.

Horário: 18h

Local: Praça da Inconfidência.

Classificação: Livre

Entrada Franca

Contatos para entrevistas: Marcelo Cruz

E-mail topstreetdance@hotmail.com

WhatsApp (24) 981428853

Sobre o evento:

No dia 10 de agosto de 2018, às 18h na Praça da Inconfidência, dentro da programação de abertura da Semana da Juventude, acontecerá o lançamento da Primeira Companhia de Passinho da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Sobre o GPS:

Formado por 27 dançarinos das cidades de Petrópolis, Teresópolis e São Jose do Vale do Rio Preto, o GPS (Grupo Passinho da Serra), tem por objetivo fomentar a cultura do passinho considerado como patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro.O passinho é considerado a primeira dança urbana tipicamente brasileira e resgata a autoestima de crianças e jovens das periferias.O projeto tem como idealizador o professor e coreógrafo Marcelo Cruz  que trabalha e fomenta a cultura urbana há quase 20 anos.

 

Surgimento do Projeto:

O projeto surgiu, em 2017, quando foi realizada a 1º Batalha do passinho da Região Serrana na Casa de Cultura Adolpho Bloch-Teresópolis, RJ.

No dia 30 de Junho de 2018, no Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis, RJ, foi realizada a Eliminatória da Batalha do Passinho onde o  GPS – Grupo Passinho da Serra, apresentou coreografias e solos de dançarinos vindos da periferias da cidade, tendo músicas em ritmo de funk que empolgaram o público com movimentos sincronizados e contorcionismos.

Petrópolis conta com 15 dançarinos com idade entre 8 anos a 20 anos e o grupo esta aberto a novos integrantes.

 

Próximos eventos:

Dezembro – Final da Batalha do Passinho – 2018.Com representantes de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto que reunirá as três cidades.

Sobre Marcelo Cruz:

Professor, coreógrafo, dançarino e educador social, atua na cultura urbana há 20 anos.

Desde 1999, trabalha em creches, clinicas de recuperação de dependentes químicos, academias, organizações filantrópicas e escolas regulares em toda Serra Fluminenses além de vários países da Europa.

Já desenvolveu trabalhos em Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Suíça, Áustria e Alemanha.

Fundador da Companhia TSD (Top Street Dance)

Idealizador e produtor de vários projetos dentre eles o: Festival Dançando Contra Fome que é realizado há 18 anos na Região Serrana e Cidade do Rio de Janeiro, tendo arrecadado neste período mais de 15 toneladas de alimentos que são doados a entidades filantrópicas, orfanatos e asilos.

Apresentador do programa de TV TSD desde 2010, que hoje é exibido pela TVI 19 (Petrópolis) e é distribuído para 41 cidades do Interior do Rio de Janeiro, dentre elas:

Além Paraíba;

 

Araruama;

Areal;

Arraial do Cabo;

Bom Jardim;

Búzios;

Cabo Frio;

Carmo;

Comendador Levy Gasparian;

Guapimirim;

Itaboraí;

Itaocara;

Jacarepaguá;

Macaé;

Magé;

Nova Friburgo;

Paraíba do Sul;

Petrópolis;

Rio das Ostras;

São José do Vale do Rio Preto;

São Pedro da Aldeia;

Sapucaia;

Saquarema;

Sumidouro;

Teresópolis;

Três Rios;

e toda Baixada Fluminense.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação