tn_Bunka-Sai (10)

            Para quem já está com saudade do Bunka-Sai, a festa da cultura japonesa retorna neste fim de semana, com as já tradicionais barracas de comidas típicas e programação cultural. Organizado pela Associação Nikkei de Petrópolis, com o apoio da prefeitura, de sexta-feira (10.08) a domingo (12.08), o público vai poder conhecer um pouco mais sobre as tradições e costumes dos japoneses, através de oficinas, artes marciais, exposições, apresentação de taiko, entre outros.

Na sexta-feira, a festa abre a partir de 12h e vai até meia noite. No dia seguinte, a festa abre às 10h e fecha no mesmo horário. E, no encerramento, o funcionamento será de 10h à meia noite. “A extensão da festa é mais uma opção de atrativo para moradores e turistas. Tivemos uma festa linda, com cinco dias de programação, e agora estamos apoiando a associação com mais três dias de evento. Temos certeza de que será mais um sucesso”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A programação conta com exposição de Bonsai todos os dias, com a venda das plantas no domingo. Na sexta-feira, os apaixonados pela cultura japonesa vão poder contar com apresentação de judô e palestra sobre educação ambiental. Já no sábado, haverá oficinas de mangá e origami, festival de judô do judoca petropolitano Matheus Domingos Moreira, além de aikido. No domingo, a festa é encerrada com oficinas de mangá, origami e kirigami, Undokai (gincanas japonesas), apresentação de taiko e palestra sobre o cultivo de Bonsai.

O Bunka-Sai começou no dia 1º de agosto e seria encerrado no último domingo (05.08). Em cinco dias de festa, foram mais de 40 atrações. A extensão da festa foi um pedido da Associação Nikkei de Petrópolis, em função da Semana da Cultura do Japão – que começou nesta terça-feira (07.08) e vai até sábado (11.08) na Casa Cláudio de Souza. O Bunka-Sai está sendo organizada com o apoio da prefeitura, apesar de não ser custeada pelo município.

 

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação