tn_Semana da Juventude 2018

 

          A Semana Municipal da Juventude, contará com dois dias dedicados ao esporte. Nos dias 11 e 17 de agosto serão realizados torneios de futebol e vôlei, que contarão com premiações para o primeiro e segundo colocados. A demanda por esta temática surgiu em uma visita da Coordenadoria de Juventude por meio do projeto “Criando com a Juventude”. A abertura da semana da juventude acontece nesta sexta-feira (10) às 18h, na praça da inconfidência.

A ação esportiva, será um torneio de futebol que acontecerá no dia 11.08 às 9h, na quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes, no bairro 24 de maio. O torneio contará com seis times masculinos formados pela juventude da comunidade. No mesmo dia, a programação se estenderá para a quadra da COMAC, no Centro, aonde acontecerá um torneio de vôlei às 13h, formado por seis times de jovens de vários bairros da cidade, divididos entre feminino, masculino e misto. Serão premiados os primeiros colocados com troféu e medalhas, e o segundo lugar apenas com medalhas.

O projeto “Criando com a juventude”, que iniciou em junho deste ano, está ouvindo os jovens petropolitanos, a partir de visitas em comunidades da cidade, e em escolas municipais que tenham ensino médio e estejam inclusas na modalidade de ensino de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa da Coordenadoria de Juventude visa desenvolver políticas públicas para beneficiar os jovens da cidade. Futuramente projeto também irá atender as escolas estaduais do município.

“A demanda para realização dos torneios de futebol e vôlei na Semana da Juventude, surgiu em uma visita da Coordenadoria de Juventude com projeto “Criando com a Juventude”. Por meio da parceria com a Superintendência de Esporte e lazer, conseguimos realizar estes torneios e atender aos jovens. Sabemos que o esporte é muito importante na vida dos jovens, é uma ferramenta de inclusão social, e de transformação da vida das pessoas. Por isso para nós foi muito importante cumprir esta demanda”, relata Wesley Barreto, coordenador de políticas públicas para a juventude.

No dia 17, às 10h, também acontecerá torneio de futebol, que será realizado no Ciep Gabriela Mistral, na Posse. A data marca o encerramento da semana e vai contar com a disputa de seis times formados por alunos da escola.

A programação da Semana da Juventude ainda contará com diversas atrações culturais, rodas de conversas discutindo temas de cidadania e educação, debates sobre feminismo, igualdade racial e intolerância religiosa. E uma ação solidária, onde os jovens que apoiam a coordenadoria de juventude ajudarão a plantar mudas de ipê em terreno agredido por incêndio.


Confira a programação:

10.08

18h – Abertura da Semana Municipal da Juventude

Local: Praça da Inconfidência

11.08

09h – Torneio de Futebol no bairro 24 de Maio

Local: Quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes

13h – Torneio de Vôlei

Local: Quadra da COMAC

13.08

Roda de Conversa sobre os temas “Prevenção do uso abusivo de álcool e drogas” e “Depressão e suicídio na juventude” e Apresentação e cadastramento do Programa ID jovem

Local: 9h CENIP – 14H Cecília Meireles (Corrêas) – 18h Liceu (Centro)

14.08

14h – Debate sobre educação e cidadania

Local: Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni

15.08

14h Roda de Conversa sobre diversidade

Local: Casa da Cidadania – R. Visconde de Souza Franco, 474 – Centro

16.08

08h Plantio de mudas de Ipê e sementes para valorização do solo agredido

Local: Cascatinha

11h Doação de Sangue e Arrecadação de alimentos

Local: Hospital Santa Teresa – Rua Paulino Afonso 477, Centro

17.08

10h – Torneio de futebol e tarde cultural com música e dança

Local: Colégio Gabriela Ministral – Posse

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis