tn_Stephanie (1)Produção fará parte dos incentivos ao aleitamento materno

 

O Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, teve sequência, nesta quarta-feira (01.08), com a produção de fotos de mães de recém nascidos no Hospital Alcides Carneiro (HAC). As imagens vão estampar os corredores da maternidade do hospital, uma forma de incentivo à amamentação. Sete mulheres participaram da ação.

“Estamos reforçando junto à população a importância do gesto, que, é fundamental para o crescimento saudável do bebê, além de ser um gesto de muito amor. A ideia é levar as ações a diversas unidades de Saúde, iniciando aqui pelo Hospital Alcides Carneiro, única do município a realizar partos pelo SUS. Queremos falar sobre os benefícios do aleitamento materno. Quanto maior o período de tempo em que as crianças são amamentadas, maior a resistência delas às doenças”, destacou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

No dia 6, uma programação especial está prevista no HAC, com apresentação musical, massagem, pintura corporal e palestras. As participantes da campanha puderam contar com um tratamento especial, com serviço de maquiagem, elevando a auto estima. As fotos vão integrar uma exposição que será aberta no dia.

“Nossa unidade realiza, em média, 275 partos por mês, sendo a referência, inclusive, para outros municípios. Poder dar sequência a esta campanha é fomentar um gesto de maior amor existe: a amamentação. Nossa equipe está empenhada em incentivar o gesto, que pode ser fundamental no desenvolvimento da criança”, destaca o diretor presidente do HAC, Filipe Furtuna.

Estão previstas, também, orientações durante toda a semana nas unidades básicas de Saúde (UBS) e nos postos de Saúde da Família (PSF) do município, além do Centro de Saúde Coletiva. As equipes estão sendo orientadas a difundir a ideia da Campanha, esclarecendo dúvidas e incentivando a amamentação.

“Estamos promovendo ações que despertem e sensibilizem a população para a importância deste gesto. Para isso, nossas equipes vão estar nas unidades com diversas ações”, conta a superintendente de Atenção à Saúde, Fabiola Heck.

A vendedora Stephanie da Cunha, de 21 anos, deu à luz, nesta semana, ao Murilo. Ela conta que o gesto é muito importante e ela não abre mão de amamentar e ajudar no desenvolvimento do filho.

“Acho que é o gesto mais bonito e importante que tem. Com isso, posso ajudar meu filho em seu crescimento, para que ele esteja imune de várias doenças. Mesmo estando doendo um pouquinho agora no começo (risos), não deixarei de fazer este esforço por ele”, conta Stephanie.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis