tn_Futsal para surdos (26)

No próximo sábado (04.08) o município recebe a etapa regional do Campeonato Carioca de Futsal para Surdos da Taça Rio. Os jogos acontecerão às 8h, na Fábrica do Saber, em Cascatinha. A expectativa é que aproximadamente 50 atletas de 3 associações de surdos participem do campeonato. O evento é organizado pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, dentro das ações da Coordenadoria de Esporte.

Os árbitros do campeonato são todos capacitados com a linguagem de sinais – libras, onde as regras foram adequadas as deficiências dos atletas. Durante as partidas, os árbitros usam as bandeiras e apitos normalmente, porém todas as ações dos jogos possuem um sinal específico de comunicação especialmente para o atleta.

“É muito importante que os jogos aconteçam para todos, inclusão social. Já tivemos outros campeonatos de surdos na cidade e sempre foi muito bacana receber os atletas. Ano passado formamos cinco árbitros para atuarem em jogos para surdos. Foi uma iniciativa excelente”, disse o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

A capacitação dos árbitros foi uma iniciativa inédita em todo o Estado que contou com o apoio da Liga Petropolitana de Desportos (LPD) e da Associação Petropolitana de Surdos (APES).

“A expectativa para o jogo de sábado é muito boa. Fico muito feliz em participar dos campeonatos. Fiz muitos amigos nas partidas de futsal para surdos. Além disso, eu ainda tenho uma capacitação no meu currículo, o que é mais um aprendizado, ” contou o árbitro da Liga Petropolitana, Marcelo Rosa.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis