tn_Bauernband Crédito Fabiano Maia (2)

Núcleo da Bauernfest em Itaipava agitou o fim de semana com atrações culturais e gastronomia típica

 

 

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Jugendbauernfest neste fim de semana. O núcleo moderno da Bauernfest que foi levado para o Parque Municipal, em Itaipava, reuniu, de quinta-feira (05.07) a domingo (08.07), atrações culturais de diferentes estilos, gastronomia típica alemã, danças folclóricas, atividades para as crianças, transmissão do jogo do Brasil, entre outros. O evento atraiu petropolitanos e turistas que já estavam com saudade da Festa do Colono Alemão. A principal atração desta edição foi a apresentação da Banda Blitz, que lotou o espaço do evento.

 

 

tn_Blitz -Fabiano Maia (7)

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, o saldo foi positivo e mostrou que a festa tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. “Essa primeira edição já demonstra a capacidade que a cidade tem de expandir seus eventos para os distritos. A gente espera que a iniciativa privada faça-o crescer ainda mais a cada ano”, disse, lembrando que a escolha do local para o evento também vem ao encontro de um pedido da região. “Foi muito importante que essa ação tenha acontecido no distrito de Itaipava. Era um pleito antigo de moradores e do comércio. Estamos trabalhando no fomento às atividades culturais e de lazer também na região”, completa.

 

 

tn_Parque Municipal (5)

Neste fim de semana, hotéis e pousadas do segundo ao quinto distrito, registraram uma taxa média de ocupação de 71,6%. Muitos turistas que estavam na região aproveitaram para passar pela festa. Logo no primeiro dia de Jugendbauernfest, já era possível encontrar público de fora da cidade. A comerciante Patrícia Coelho, por exemplo, que é moradora do Rio de Janeiro, aproveitou que subiu a Serra para um compromisso de trabalho e passou pelo evento na quinta-feira. “Estou em Petrópolis a trabalho e achei maravilhosa essa festa aqui em Itaipava. Afinal, essa região também é turística”, explica ela. Na abertura, o público contou com a apresentação da Bauernband.

 

 

tn_Jogos Germânicos - Fabiano Maia (96)

Na sexta-feira, a transmissão da partida Brasil X Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo, que tirou o sonho brasileiro do hexacampeonato, desanimou momentaneamente o público da festa, mas a alegria voltou com a programação cultural do evento, que fez sucesso com o concurso de chope a metro e a apresentação da banda de forró Rastapé. No sábado, com o espaço lotado, quem aqueceu a noite fria em Itaipava foi a banda Blitz, que tocou grandes sucessos do grupo, como “Você não soube me amar” e “A dois passos do paraíso”, além de clássicos do rock nacional. O carioca Nelson Bretas, que passava o fim de semana em Petrópolis, aproveitou para curtir o show. “Fiquei sabendo do evento no hotel. Procurei saber mais, vi que era gratuito e vim para ver o show da Blitz. Gostei muito”, disse.

 

O encerramento foi dia de agradar a criançada. Com o parque cheio de famílias com crianças, o musical “Frozen” fez sucesso entre os pequenos e até os adultos. A festa começou cedo e só terminou a noite, com diversas atrações, como Jogos Germânicos, grupo de dança folclórica, banda Tokaia, entre outros.

 

Durante quatro dias, um dos espaços do Parque Municipal foi transformado em um burgo alemão com o primo mais novo da Bauernfest. A palavra Jugend, do alemão juventude, foi incluída para mostrar que festa não segue todos os padrões tradicionais da Bauernfest, mas sim mescla o tradicional com o contemporâneo. As raízes da nossa cultura, trazidas pelos colonos, foram a inspiração de um evento com cara moderna, com o objetivo de atrair principalmente os jovens para que também ajudem a manter e preservar a influência germânica na cidade.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação