tn_Mais de 4,5 mil notas fiscais eletrônicas emitidas em três dias pelo novo sistemaNúmero de contribuintes autorizados e emitir nota eletrônica aumenta em 37,82%

Em operação desde domingo, o novo sistema de Nota Imperial – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – implementado pela Secretaria de Fazenda emitiu em três dias mais de 4,5 mil notas – até às 17h50 destas terça-feira (03.07)  o sistema já registrava 4.573 notas emitidas. O funcionamento nestes primeiros dias permitiu que a Secretaria de Fazenda, identificasse um aumento de 37,82%, no número de contribuintes autorizados a emitir a NFSe. Enquanto o antigo sistema registrava 13.601 empresas prestadoras de serviços, Microempreendedores Individuais (MEIS), autônomos e profissionais liberais cadastrados para a emissão, o novo sistema já registrava nesta terça-feira (03.07) 18.747 contribuintes.

“Para o contribuinte o novo sistema significa mais segurança e agilidade no processo e para o município, ele permitirá o melhor acompanhamento e controle sobre as movimentações, uma vez que é possível termos acesso às informações praticamente em tempo real”, explica a secretária de Fazenda Elaine Nascimento.

A Secretaria de Fazenda acompanha com especial atenção estes primeiros dias de funcionamento junto à empresa responsável pelo serviço e mantém ainda contato permanente com a Associação de Profissionais de Contabilidade de Petrópolis.

“As equipes da Secretaria de Fazenda estão acompanhando o funcionamento para apontar à empresa responsável, ajustes pontuais que eventualmente sejam necessários. Além do contato direto da equipe da Secretaria de Fazenda com a associação, temos um suporte técnico que está à disposição dos contribuintes para atender as demandas e sanar dúvidas, que são comuns em um primeiro acesso”, pontua.

Os questionamentos podem ser enviados pelo endereço eletrônico suporte-petropolis@sigcorp.com.br. O atendimento também está disponível pelos telefones: (24) 2242-9948/ 2242-9948 – Secretaria de Fazenda -  ou (11) 4153-2945 da empresa que opera o sistema.

Em maio a Secretaria de Fazenda reuniu mais de 200 contabilistas em um treinamento, explicando o passo a passo para a emissão da Nota Imperial, a nota fiscal de serviço eletrônica. O novo sistema seria implantado em junho, mas teve a data adiada pela Secretaria de Fazenda e funcionou em caráter de teste por mais 30 dias para que usuários e empresários se familiarizassem ao novo formato. Durante este período o sistema pôde ser acessado em uma plataforma de testes.

“Acessamos o sistema e não encontramos dificuldades em fazer a emissão de notas. Mas, como todo sistema novo, é comum que algumas pessoas tenham dúvidas, principalmente em relação ao primeiro acesso. Temos levado demandas pontuais à equipe da Secretaria de Fazenda, para que adote as medidas necessárias”, considera a presidente da Associação de Profissionais de Contabilidade de Petrópolis, Rosângela Inocêncio.

“Uma das demandas apresentada pela associação é referente a dúvidas sobre a finalização dos lançamentos do mês de junho, que ainda eram feitos pelo antigo sistema. Já estamos adotando as medidas para disponibilizar o lançamento pelo novo sistema”, destaca a secretária Elaine Nascimento.

O novo sistema permite que o contabilista tenha acesso a todas as empresas pelas quais é responsável, facilitando o acompanhamento e a sua escrituração fiscal e contábil. Desta forma, com um acesso único o contador consegue ter controle de todos seus clientes e acompanhar as ações de cada um.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis