tn_Workshop Bauernfest (2)Dia 30 de junho, às 10h, na Casa da Educação Visconde de Mauá

Uma manhã cultural recheada de história sobre a colonização alemã vai ser realizada na Casa da Educação Visconde de Mauá no próximo sábado (30.06), às 10h. A iniciativa é do Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria de Educação em parceria com o Grupo 29 de Junho e a Turispetro. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo telefone 2246-8679.

O evento tem como objetivo abordar a história e os costumes do povo alemão e as suas influências em Petrópolis.

“Aproveitamos os festejos da Bauernfest para homenagear Colonos Alemães que chegaram aqui em 1845, através da divulgação das suas histórias e seus legados. O evento tem entrada gratuita e os interessados devem fazer a inscrição no Departamento de Capacitação e Formação Profissional”, disse a diretora do Departamento, Marcia Chiote.

O encontro será ministrado por Renato Winter, diretor do Grupo 29 de Junho. No roteiro, apresentação do documentário “Petrópolis Alemã” – Mühle, os dados sobre os colonos germânicos no século XIX e uma visita guiada a uma exposição de objetos antigos pertencentes e relacionada aos colonos.

“O público terá a oportunidade de conhecer ferramentas antigas de carpintaria, livros bibliográficos, fotos antigas, uma inclusive de 1922, além quadros pintados por artistas alemães e alguns objetos religiosos, como um cálice e duas bíblias luteranas. Uma delas escrita em alemão, datada de 1922”, explicou Renato Winter.

Ainda de acordo com Renato, a ideia é falar sobre a vida e obra desses colonos. “Por que eles vieram, quando eles vieram, quem são os responsáveis pela colonização, a marca que a cultura alemã deixou em Petrópolis e pode ser vivenciada através da Bauernfest. Mostrar as homenagens aos colonos nos quarteirões da cidade, falar sobre as empresas e industrias de origem alemã e também mostrar a gastronomia que é muito forte em Petrópolis, sem esquecer da cerveja que é uma tradição germânica muito presente na nossa cidade”, contou Renato.

A Casa da Educação Visconde de Mauá fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis