SENAI CETIQT

Estudantes que ainda estão no Ensino Médio ou EJA também podem se inscrever; aulas começam em 13 de agosto

Já estão abertas as inscrições para os cursos técnicos do SENAI CETIQT que acontecem no segundo semestre. A novidade é que a Indústria 4.0 – também chamada de Indústria Avançada e Manufatura Avançada – será um dos temas abordados nos cursos Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Vestuário, preparando os alunos para atuar no mercado de moda e confecção do futuro. Já quem optar pelo curso Técnico em Química terá à disposição novos laboratórios, mais modernos, amplos e bem equipados. E o que é melhor: os jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio (a partir do 2º ano) e EJA (Educação para Jovens e Adultos) já podem ingressar no SENAI CETIQT como forma de anteciparem o início da carreira e a geração de renda!

O ex-aluno do curso Técnico em Química, Felipe Rafael, é professor em um curso preparatório para vestibular, fundado por ele e por uma amiga em São João de Meriti, e monitor do laboratório de Química Geral na IFRJ. Terminou o curso Técnico em Química em 2015 e atualmente ingressou em uma iniciação científica na Fiocruz. “O curso técnico no SENAI CETIQT me ensinou a ser profissional. O SENAI CETIQT me proporcionou a prática laboratorial de acordo com as normas técnicas que o mercado exige”.

O curso Técnico em Química, forma profissionais para cargos ligados ao planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais; além de equipamentos nos processos produtivos. Nos laboratórios do SENAI CETIQT, os alunos realizam amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, estando aptos a realizarem esses testes no mercado de trabalho ao fim do curso. O estudante também aprende a atuar com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e de segurança, empregando as melhores e mais modernas práticas do mercado.

O curso Técnico em Vestuário tem como objetivo formar profissionais que atuem na montagem de ambientes para divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor, por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação em geral. No curso, são estudadas a produção e pesquisa da moda, silhuetas, indumentária, modelagem do vestuário, dentre outras. O profissional poderá trabalhar em confecções, empresas de desenvolvimento de produtos, lojas e estúdios, além de poder prestar serviços como autônomo.

Já o curso Técnico em Modelagem do Vestuário visa capacitar profissionais para desenvolver modelagem e viabilizar tecnicamente a peça para o processo produtivo do vestuário, conforme padrões da empresa e tendências de mercado, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança do trabalho, princípios de gestão da qualidade e de preservação ambiental. O profissional formado neste curso poderá atuar em indústrias do vestuário, ateliê de alfaiataria e costura, empresa de desenvolvimento de produtos ou mesmo empreender, prestando serviços como autônomo ou abrindo a sua própria empresa.

As aulas começam em 13 de agosto e serão presenciais na Unidade Riachuelo do SENAI CETIQT (R. Magalhães Castro, 174). Para se inscrever, acesse:  https://cursos.cetiqt.senai.br/tecnicos.html

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação