Festival das Comunidades

O evento oferece atividades físicas gratuitas a jovens na quadra comunitária do local

Programa da prefeitura já atendeu mais de 400 pessoas em três bairros da cidade

 

Atividades para crianças e adolescentes fazem parte da programação do Festival das Comunidades que acontece no próximo sábado (16.06) na quadra comunitária do Chácara Flora, de 9 às 13h. Entre as modalidades oferecidas, o destaque será para o futebol society, que acontece nas categorias sub-9, 11, 13 e 15, além de um jogo feminino. Todos os jovens que participarem das partidas serão premiados no final do evento com uma medalha.

O Festival das Comunidades já foi realizado na Comunidade do Alemão, no João de Deus e na Oswaldo Cruz, reunindo mais de 400 pessoas ao todo. Até o final do ano, outras duas mil serão atendidas com atividades físicas gratuitas em 30 datas do calendário esportivo do município. O programa da prefeitura atende jovens entre sete e 15 anos com o objetivo de fomentar o esporte nos bairros da cidade. Todas as atividades são acompanhadas por dois professores de educação física.

“O Festival das Comunidades é uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi dentro da política de levar a atividade esportiva a toda cidade, começando pelas crianças e adolescentes. Desde pequenos, o jovem deve aprender a se manter ativo para uma vida mais saudável. Por conta disso, organizamos o calendário para atender a todos os distritos da nossa cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

José Júlio Caldeira, presidente da associação de moradores do Chácara Flora há 20 anos, explica que a entidade realiza um trabalho com cerca de 45 jovens da comunidade também na quadra comunitária. “O objetivo principal é retirar os jovens do caminho errado, oferecendo a oportunidade do esporte. Acredito que a adesão ao Festival das Comunidades será grande pela criançada do bairro”, disse.

O Festival das Comunidades conta com o apoio do Ministério do Esporte, que vai investir R$ 230 mil nos eventos promovidos pela prefeitura. Com a verba também são realizados os Jogos Unificados de Petrópolis (JEUPs) e o Torneio Agita Petrópolis de Futebol, em parceria com a Liga Petropolitana de Desportos (LPD). Além disso, a prefeitura mantém modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família (PSF), nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

“Somando todas as atividades oferecidas de maneira gratuita pela prefeitura, mais de cinco mil pessoas são beneficiadas. A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas”, completa Hingo.

Os interessados em participar das modalidades oferecidas pelo município devem ir até a Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou através do telefone: 2233-1218.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis