tn_Conselho de Segurança Pública destaca uso do Ciop durante a Bauernfest

 

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) será a grande novidade no esquema de segurança preparado para a Bauernfest. As câmeras no próprio Palácio de Cristal e em locais próximos (como por exemplo, 13 de Maio, esquina da Montecaseros com Roberto Silveira, em frente ao Gheren) vão contribuir para que os órgãos envolvidos no trabalho possam realizar um serviço mais rápido e preciso, como já vem acontecendo.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) e comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, mostrou durante a reunião do colegiado, nesta segunda (11.06), o progresso da montagem dos equipamentos e como ele já vem sendo utilizado. Os bombeiros, por exemplo, estão usando as imagens para identificar se o chamado é verdadeiro ou se é trote e evitar um deslocamento desnecessário. A Defesa Civil também já pode acompanhar o nível dos rios, o que vai ser muito importante no próximo verão. A PM, que também está lá, já tem um canal de comunicação próprio para se comunicarem mais rápido nos casos que demandam a presença deles. Além disso, ele deu mais um exemplo de como o Ciop já está sendo usado, dessa vez no caso do turismo.

“Já são 37 câmeras instaladas em toda cidade e os órgãos que vão participar do monitoramento de forma integrada já estão acompanhando as imagens e utilizando para melhorar o trabalho no dia a dia. Nas rotas turísticas em que já há câmeras, estamos usando as imagens, por exemplo, para impedir que outros veículos ocupem vagas destinadas a ônibus de turismo. Muitas vezes um veículo de passeio parava na vaga de ônibus ao lado do Museu Imperial e o ônibus acabava ficando no meio da rua para o desembarque. Agora, quando é observado o uso indevido da vaga, imediatamente é acionado um agente para ir ao local”, explicou Calomeni.

O benefício destacado pelo comandante da Guarda Civil é apenas uma das formas em que as câmeras vão contribuir durante a Bauernfest. O equipamento permite uma ampla visualização de dentro dos jardins do Palácio de Cristal e da Rua Alfredo Pachá e Av. Piabanha. No palco principal da Festa do Colono Alemão, ainda será instalado o ônibus de videomonitoramento. Outros locais com atrações, como a Praça da Liberdade e Visconde de Mauá (Praça da Águia) também possuem câmeras que terão imagens acompanhadas durante todo evento. Dessa maneira, qualquer ocorrência em for necessária atuação imediata de Guarda, PM, CPTrans ou Bombeiros, o acionamento poderá ser feito de forma mais rápida e mais precisa, o que vai contribuir para que o atendimento ocorra de forma mais eficiente.

Todo trabalho já vem sendo organizado desde o fim do mês passado, quando todos esses órgãos, Vigilância Sanitária e Samu, além de Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) e a TuriPetro (organizadores da festa) fizeram a primeira reunião de planejamento. Para a próxima quarta (13.06), está prevista a realização de testes para fechar os esquemas de segurança e trânsito, incluindo mapeamento de rotas alternativas para veículos de emergência e alteração de vias (incluindo pontos de parada e inversões de mão).

A 29ª edição da Bauernfest vai de 22 de junho a 1º de julho com uma série de atividades culturais e barracas de gastronomia e artesanato, entre outras atrações.

Estiveram presentes na reunião do Comsep o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Pereira, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Erlei Molter, do vereador Reinaldo Meirelles, e de representantes Defesa Civil, TurisPetro, IMCE, Fiscalização de Posturas, Associação de Guardas Civis Municipais de Petrópolis (AGCMP) e Associação de Taxistas de Petrópolis (Astape).

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis