tn_Orquestra de Câmara de Petrópolis se apresenta na Casa de Cláudio de Souza

No próximo dia 15, às 19 horas, a Orquestra de Câmara de Petrópolis se apresentará na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial. Na ocasião, será tocado um repertório composto por música erudita e MPB. O evento, gratuito e aberto ao público de todas as idades.

A orquestra, composta por 10 jovens de 16 a 20 anos, tem como objetivo o aprimoramento da música de câmara e faz parte do Projeto Ação Social pela Música do Brasil desde 2017. Com o patrocínio da GE Celma, o grupo já realizou concertos em diversos locais da cidade como, por exemplo, na Universidade Católica de Petrópolis e no Teatro Santa Cecília.

SOBRE O PROJETO: Fundada em 1994, a Ação Social pela Música do Brasil, ASMB, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que, em sua vertente socioeducativa, visa à inclusão social e à formação da cidadania por meio da música clássica para crianças, adolescentes e jovens residentes em comunidades socioeconomicamente desfavorecidas e em situação de vulnerabilidade social. Na vertente cultural, a instituição promove, há mais de 20 anos, a formação de orquestras jovens de música clássica em todo o território nacional, como a Orquestra Jovem do Brasil e a orquestra Mercosul, e atualmente a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, com objetivo de fomentar a cultura da música clássica proporcionando a fruição e o acesso amplo da população.

 

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

 

 

 

PROGRAMA:

 

Messiah- George Friedrich Handel

 

Eine Kleine Nachtmusik- Mozart

 

Divertimento in C Major- Mozart

 

Divertimento in D Major- Mozart

 

Suite n° 3 em ré Major- J.S Bach

 

Libertango- Astor Piazzolla

 

4 momentos n. 3- Ernani Aguiar (petropolitano)

 

Carinhoso- Pixinguinha

 

Garota de Ipanema- Antônio Carlos Jobim

 

Mourão- César Guerra-Peixe (petropolitano)

 

INTEGRANTES:

 

Violino 1:(Spalla) Marcos Vinicius Dias / Yuri Luizeto

 

Violino 2: João Pedro Pereira/ Giovanna Bull

 

Viola: Gabriel Veloso / Yasmim Araújo

 

Violoncelo: Danielli Rabello / Jean Barreto

 

Contrabaixo: Arthur Fernandes

 

Flauta Transversal e Pandeiro: Gabriel Moreira

 

 

SERVIÇOS

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial

Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br

Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza

Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h

 

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação