Gabinete da Cidadania e COMPIR condenam ato racista

Os órgãos se manifestaram sobre o episódio ocorrido com estudante petropolitano durante os Jogos Jurídicos

 

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Gabinete da Cidadania, da Prefeitura, se manifestaram contra os atos racistas que aconteceram durante os Jogos Jurídicos Estaduais na última semana. Condenando o episódio, os órgãos pedem punição dos autores e se solidarizam com o estudante da Universidade Católica de Petrópolis (UCP)  atingido por uma casca de banana durante uma partida com os alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. A vítima registrou a ocorrência nesta segunda-feira (04.05) na 105ª Delegacia de Polícia. O caso vai ser pauta na próxima reunião ordinária do Compir, dia 13 de junho.  Notas de solidariedade também foram encaminhadas pelos órgãos à reitoria da UCP.

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) foi restabelecida ano passado e integrada com o Compir atua em ações com a sociedade civil. O Conselho funciona há nove anos com o objetivo de combater a intolerância étnica, religiosa e de gênero, realizando a integração e reconhecimento da população com promoção da igualdade racial. São 18 conselheiros que atuam nas reuniões – que são abertas para sociedade civil, e juntos delegam e deliberam as ações através de votações.

“O Conselho sente indignação aos agressores. Isso é inadmissível em pleno século XXI, presenciar ações de discriminações em um meio acadêmico. O Conselho está aberto como apoio para as vítimas em questão”, pontuou a presidente do COMPIR, Edna Queiroga.

A coordenadora do Gabinete de Cidadania, Ana Maria Rattes, em nome do prefeito Bernardo Rossi, repudiou a agressão racista e ressaltou a importância do papel do Conselho na sociedade civil, principalmente nessas situações como aconteceu com o universitário. “O Conselho é o órgão que tem como especificidade a formação da cultura anti-racismo na cidade. Eles possuem essa responsabilidade de mudança”, disse a coordenadora.

As reuniões do Conselho acontecem toda segunda quarta-feira do mês às 16h na Casas dos Conselhos, na Av. Koeler, 260 – Centro e são abertas para a sociedade civil.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis