tn_Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça importância da triagem neonatal

Só no Centro de Saúde, referência do município na realização do exame, foram feitos mais de 1,8 mil testes desde o ano passado

O país comemora, nesta quarta-feira (06.06), o Dia Nacional do Teste do Pezinho, considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde de recém-nascidos. A data reforça a importância da triagem neonatal, já que o exame é realizado preferencialmente até o quinto dia de vida do bebê e garante que doenças raras sejam detectadas. Ele pode ser feito até o trigésimo dia de vida. Em Petrópolis, o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, no Centro, é a referência do município na realização do teste.

“O Teste do Pezinho permite que doenças congênitas sejam detectadas precocemente. Quanto mais cedo estas doenças forem identificadas, mais cedo pode se realizar o tratamento, dando maior possibilidade, também, de se evitar sequelas nas crianças. O Centro de Saúde tem um papel muito importante, sendo a referência do município na realização destes exames”, destacou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O Centro de Saúde Coletiva realizou, em 2017, 1.021 testes do pezinho. Já em 2018, só de janeiro a abril, foram feitos 785 testes. A média mensal neste período foi de 196 exames, mais que o dobro da média mensal do ano passado. A unidade fez, também, em 2018, 208 testes da orelhinha, exame para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.

“Os testes são importantes para identificar desde cedo estas doenças e permitir o tratamento o quanto antes. Ele é quase indolor. Uma pequena picada que pode ser importantíssima para o desenvolvimento da saúde do recém-nascido”, disse Silmar.

Para a professora Juliana de Morais, de 33 anos, a apreensão relacionada a dor que o filho Lorenzo sentiu ao receber a leve picada da agulha na hora do exame é bem pequena, se comparada ao objetivo do teste, que pode identificar uma série de doenças.

“Este é o meu terceiro filho e, como nas minhas duas primeiras gestações, fiquei apreensiva, mas sei da importância que este teste tem para a saúde do Lorenzo. Reconheço que aperta o coração, mas a saúde está em primeiro lugar. Agora, vou buscar acompanhar o resultado do exame pela internet”, contou Juliana.

O resultado do Teste do Pezinho pode ser obtido pelo site Conexão Saúde (https://www.saude.rj.gov.br/testedopezinho), pelo governo do estado. Para acessar o resultado, basta ter em mãos o número do filtro do exame fornecido pela unidade de saúde onde foi feito o teste e a data de nascimento do bebê.

A coleta de sangue para o Teste do Pezinho é realizada no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, que fica na Rua Santos Dumont, número 100, de segunda a quinta-feira, entre 8 e 14h30, e às sextas-feiras e vésperas de feriado, das 8 às 12h30.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis
Fotos – Marcello Santos