tn_Logo-ASCOMRepartições públicas também em ritmo normal

            O número de usuários do transporte público caiu expressivamente na manhã desta sexta-feira (25.05). Com isso, a frota de 50% de veículos nas ruas, que operam em horário de domingo, funciona sem maiores dificuldades atendendo a demanda de usuários. A redução no número de veículos pelas empresas foi autorizada pela CPTrans para dar maior sobrevida possível ao baixo estoque de combustível.

Na área da saúde, as ambulâncias operam com plena capacidade de atendimento. Na UPA Centro também não há alteração, bem como na Unidade de Pronto Atendimento de Cascatinha. No Hospital Alcides Carneiras algumas consultas precisaram ser remarcadas devido à falta de médicos que residem ou atuam na capital e não conseguiram chegar para o atendimento no município. O Pronto-Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra, também funciona normalmente.

A coleta de lixo tem 50% da frota em operação e atende à demanda de acordo com a capacidade operacional. O estoque de combustível é suficiente para atuar nesta sexta e sábado (26). O descarte dos resíduos continua sendo feito em Três Rios, em aterro sanitário contratado, porém, por precaução, a prefeitura obteve liminar judicial permitindo o uso do aterro de Pedro do Rio caso haja bloqueios que impeçam os caminhões chegarem a Pedro do Rio.

Na educação não há registro de unidades educacionais da rede municipal fechadas. Em algumas escolas e Centros de Educação Infantil, o número de alunos está reduzido, no entanto, a orientação da Secretaria de Educação é de que o atendimento ocorra normalmente durante esta sexta.

Desde quinta-feira (24), viagens de carros administrativos da prefeitura foram reduzidas pela metade. Cinquenta por cento da frota estão em circulação determinação para todas as secretarias. Operam sem restrições, no entanto, ambulâncias, veículos de transporte de pacientes e ônibus escolares. Estas frotas, próprias e contratadas, estão operando normalmente.

A orientação do governo é que secretarias próximas compartilhem carros administrativos na entrega de documentos urgentes, por exemplo. E que o fluxo de envio de documentos seja prioritariamente digital. Com exceção de transporte de pacientes, viagens a outras cidades foram suspensas.

A Guarda Municipal foi orientada a privilegiar o policiamento a pé ou fixo e manter a frota de prontidão para casos emergenciais.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis