tn_Mairom-Duarte---Foto-Érica-UBER – o ponto de táxi que anda

 

Uber é uma empresa global de tecnologia sediada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Opera em cerca de 1.000 cidades em todo o mundo. Desenvolve, comercializa e opera o transporte de pessoas em automóveis e tornou-se uma opção bem aceita em todo o mundo como uma alternativa ao uso do táxi. Foi fundada no ano de 2009 e com apenas 09 anos de existência já quebrou o paradigma do transporte privado de passageiros em todo o mundo.O interessante é que talvez seja a maior empresa de transportes do mundo e não é proprietária de um único veículo.

 

Isso é que é um modelo de negócios campeão. E, há pouco tempo, chegou a Petrópolis. E, obviamente, causa polêmica.

 

O taxié prioritariamentebastante afetado. A Uber oferece a sensação que não só é uma opção mais barata, como também uma opção, de fato viável financeiramente, para parcela considerável das pessoas. Desta forma, a UBER impacta bastante o transporte de táxi e, de forma interessante, faz com que pessoas que nunca usavam táxi, analisem e comecem a utilizar a UBER. O usuário visualiza a tarifa que será cobrada, e o preço aparenta estar entre ônibus e táxi.

 

Nesse momento há, então, um impacto em outras formas de transporte, afetando os ônibus. Em menor escala que os táxis, mas que merece a avaliação de empresários e usuários. Atravésda visualização de forma antecipada do valor a ser pago pelo trajeto desejado, de imediato e de forma concreta, o compartilhamento do transporte com pessoas conhecidas, ou não, que vão para o mesmo lugar, é uma realidade. Mesmo sendo mais caro que o ônibus, há a sensação de que é viável e vale penar gastar um pouco mais ao invés de usar o ônibus.

 

Ao realizar uma avaliação real, o impacto dos táxis, obviamente, é muito maior. Em Petrópolis, diferente de outras cidades, não é comum pegar táxi fora dos pontos. Com a UBER isso muda completamente. O cliente não tem mais que ir ao ponto de táxi. O ‘ponto de táxi UBER’ vai até o cliente. E com uma estimativa de tempo de chegada, o que mais uma vez agrada ao cliente pela comodidade.

 

Incontáveis questões precisam ser avaliadas por empresários e usuários, contudo, a que merece mais destaque é a relação de custo benefício. O que se percebe é que o sistema, em primeiro lugar atrai a clientela pela clara sensação de preços mais baratos que o táxi. É isso que os usuários de modo geral levantam como primeiro ponto para avaliar o uso do UBER.

 

E uma questão a ser pensada pelos taxistas é a avaliação dos valores das ditas “bandeiradas” em Petrópolis. Repensar se esse valor pode ser reduzido para tornar as corridas de táxi mais atrativas é uma alternativa. O consumidor aprendeu a fazer comparações entre serviços similares e na maior parte das vezes opta pelos mais baratos. Por isso, nesse momento de alteração no mercado de transporte de pessoas, um primeiro estudo precisa ser feito, pois é o preço que primeiro impacta na decisão da possível escolha pela UBER.

 

Acredito que a Uber chegou para ficar. Restará a nós usuários e aos negócios afetados por essa modalidade de transporte, que se reinventem para fazer acontecer diante desse tsunami que chegou na serra.mairom.duarte@csalgueiro.com.br.

 

* Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

 

SERVIÇO

MAIROM DUARTE

Mairom Duarte é Petropolitano. Atualmente é Diretor da COSTA SALGUEIRO Consultoria, onde é associado desde 2000, empresa também de Petrópolis. É Engenheiro Eletricista pela UFRJ (1983). Possui larga experiência em Consultoria Empresarial, tendo trabalhado por 14 anos na Accenture Consulting e 3 anos na Ernst & Young Consulting. É especialista em gestão de negócios, participando e coordenando projetos de reestruturação empresarial e implantação de sistemas de gestão integrada em empresas de grande porte como Petrobras, Votorantin, Jornal do Brasil, Vivo, Light, Coelba, Braspetro Colômbia, Karsten, CPFL, Grupo Industrial João Santos, Cimento Mauá, Braskem, entre outros.

Em Petrópolis a Costa Salgueiro deixa sua marca em diversas empresas da cidade tais como Vassouras Rossi, Telas São Jorge, CTO – Centro de Terapia Oncológica, Grupo Tribuna de Petrópolis entre outras.

 

COSTA SALGUEIRO CONSULTORIA – GESTÃO DE NEGÓCIOS

Edifício Pio XII

Rua Marechal Deodoro, 119 – sobreloja 19

Centro – Petrópolis/ RJ

(24) 2237-9500/ (24) 98114-3677 (WhatsApp)

www.csalgueiro.com.br

mairom.duarte@csalgueiro.com.br