tn_Vigilância Sanitária dará curso para profissionais da área da beleza

Evento vai tratar da importância da higiene e como prevenir contaminações no ambiente de trabalho

 

Estão abertas as inscrições para o minicurso de biossegurança para profissionais que atuam na área de embelezamento, que será realizado na próxima segunda-feira (21.05), das 9 às 13h, no auditório da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. São 50 vagas disponíveis e o trabalhador aprenderá como realizar o controle sanitário, em especial às relacionadas aos riscos químicos (durante a utilização de produtos) e biológicos e ainda o manuseio de objetos cortantes. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail  covisapetropolis@gmail.com. As inscrições também poderão ser realizadas no dia do curso.

“É importante que a biossegurança seja debatida com estes profissionais, pois, com este conhecimento, eles podem avaliar e reconhecer os riscos com os quais estão lidando no ambiente de trabalho. Assim, é possível organizar melhor o espaço e trabalhar da melhor forma possível na limpeza do local, na higiene e na esterilização das ferramentas utilizadas, por exemplo”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A área de estética e beleza vem crescendo no município. Há pelo menos 500 estabelecimentos oferecendo serviços de embelezamento e inúmeros profissionais informais atuando como manicures, pedicures e cabeleireiros. De acordo com Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária, o encontro tem como objetivo explicar sobre o risco químico relacionado ao manuseio de tintas, alisamentos, entre outros produtos, além da orientação sobre os materiais registrados na Anvisa. Já os riscos biológicos se aplicam à limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados durante os procedimentos estéticos.

“O curso é importante para orientá-los quanto às normas da ANVISA que evitam a transmissão de doenças tanto para as clientes quanto os profissionais. Também será explicado sobre as doenças fúngicas em unhas e peles, transmissão de doenças a partir dos instrumentos cortantes utilizados e que são transmitidos pelo sangue, em especial as hepatites B e C e o vírus HIV”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

As inscrições para a capacitação podem ser realizadas pelo e-mail:  covisapetropolis@gmail.com. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209. O auditório da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias fica na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis