tn_Mães e filhas fazem aula de ballet na Semana da Família realizada pela Casa da Educação 1

No salão todo preparado, as professoras de ballet recebem as mães das alunas que participam das aulas na Casa da Educação. No mesmo ambiente em que as meninas aprendem as técnicas da dança, as mães colocaram toda a sua criatividade a prova: deveriam construir em uma caixa de sapato, um ambiente para o teatro de ballet. A atividade, realizada nesta quarta-feira (16.05) fez parte da programação da Semana da Família promovida pelas professoras de ballet, Sara Lopes e Lorena Borges.

 

 

tn_Mães e filhas fazem aula de ballet na Semana da Família realizada pela Casa da Educação

Ao mesmo tempo em que as mães, animadas, se dedicavam ao teatro de ballet, as pequenas bailarinas desenhavam os personagens que farão parte da encenação.

“Essa foi uma das atividades propostas durante esta semana. A intenção é de que mães, ao construírem esse cenário, se aproximem do sonho de cada aluna, de se apresentar em um palco. Outra atividade realizada foi o desenho da dança, que chamamos de “Minha dança para você que cuida de mim”. Enquanto as crianças dançavam, as mães ou avós as desenhavam. Fizemos o oposto também. Colocamos as mães para dançar e as crianças para desenhar. Elas ficaram felizes e emocionadas, prestando atenção em cada movimento”, explicou Sara Lopes.

Ao participar das atividades, as famílias puderam conhecer um pouco sobre as aulas de ballet, seus fundamentos e as experiências das crianças com as professoras. “Elas acharam muito interessante esse envolvimento. Abrimos as aulas para que as famílias pudessem conferir como é a rotina das bailarinas na Casa e as incentivamos para que cada uma criasse uma coreografia para apresentar para a família. Foi emocionante conferir a alegria das crianças, mostrando tudo o que já aprenderam, e o orgulho das mães e avós ao presenciar o talento de cada aluna”, explicou Lorena Borges.

Atualmente, a Casa da Educação atende a 208 crianças nas aulas de ballet. “Para muitas crianças, a Casa é o lugar onde os sonhos se realizam. Os cursos e oficinas gratuitos permitem a estimulação do talento de cada aluno. Todo o trabalho é feito por profissionais dedicados e é uma alegria compartilhar um pouco da rotina das alunas do ballet com as famílias”, disse a secretária de Educação Interina, Samea Ázara.

Durante todo o ano as bailarinas treinam as técnicas e ensaiam uma coreografia que é apresentada para os pais no final do ano. “Ficamos muito felizes quando conseguimos retirar os responsáveis da sala de espera e incluí-los nas atividades, pois nesse momento a eles é permitido sentir, viver e guardar nas mentes e nos corações a experiência do ballet. E para as crianças é bom demais dividir com seus responsáveis a felicidade que sentem com as atividades”, explica a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Adriana Medeiros é mãe da Ester, de seis anos. Há dois anos no ballet, Ester já sonha em ser uma bailarina profissional. Para a mãe, as aulas a ajudaram a enfrentar outro desafio: a timidez.

“Ela melhorou muito com relação à timidez, principalmente no relacionamento com os colegas da escola, além disso, aprendeu a amar a dança e me enche de orgulho a cada passo aprendido. Essa Semana da Família programada pelas professoras está sendo maravilhosa, ficamos mais unidas nesses dias e eu ainda mais interessada pelas aulas da minha filha”, contou Adriana.

Maria das Dores Campos é mãe da Isabela, de sete anos. Ela contou que a concentração da filha nas atividades diárias melhorou após as aulas de ballet. “Ela ama a dança e fica ansiosa para chegar logo na Casa. Aprendeu a ficar mais concentrada e melhorou a postura também. Fiquei relaxada durante as atividades da Semana da Família. Valeu muito a pena”.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis