tn_Coral Municipal

Fechando a Semana dos Museus, o Coral Municipal de Petrópolis apresenta um concerto de músicas brasileiras, neste sábado (19.05), na Casa Stefan Zweig, a partir de 16h. No repertório, estão obras de Cynira Novaes Braga, Henrique de Curitiba, Aylton Escobar, Tom Jobim, Gilberto Gil, entre outros. A entrada é gratuita. Esta é a quinta apresentação do ano da nova formação do coro – reestruturado no fim de 2017. Até dezembro o público vai contar com uma série de concertos com os mais diversos estilos, como música contemporânea, colonial, entre outras.

Para a Casa Stefan Zweig, o maestro do coral, Marco Aurélio Lischt preparou um programa de música brasileira e espera que tenha boa aceitação da plateia. “Haverá muita música que reflete o espírito da miscigenação de nosso povo, como o candomblé e o jongo, abrindo um espaço também para a música popular”, explica.

No programa estão músicas como “Jongo”, de Cynira Novaes Braga; “OfulúLorêrê”, de Osvaldo Lacerda; “Vassourinhas”, de Matias da Rocha; “Correnteza”, de Tom Jobim; “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil, entre outras.

Com mais de cinco mil vozes em Petrópolis, o Coral Municipal é um dos representantes do segmento na cidade. São 24 cantores, escolhidos após um criterioso e complexo processo seletivo. Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura, Leonardo Randolfo, a participação do grupo na Semana de Museus é uma importante integração entre os segmentos. “Estamos colocando o segmento de canto coral, por intermédio do Coral Municipal, com uma ação direta com o segmento de museus. Isso fortalece o nosso sistema de cultura da cidade”, destaca.

Fundado em 1976, a nova fase do coro vem encantando o público por onde passa e mostrando que tem potencial para voltar a figurar entre os principais coros de câmara do país. O Coral Municipal é uma parceria público-privada e é gerido pelo Instituto Movarte.

A Casa Stefan Zweig fica na Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso. A entrada é gratuita e o funcionamento é de sexta-feira a domingo e feriados, das 11 às 17h.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação