tn_Menor é apreendido com ajuda das câmeras por porte e venda de drogas

Esta é a primeira ocorrência flagrada pelo Centro Integrado de Operações de Petrópolis

 

No primeiro final de semana de testes, o Centro Integrado de Operações flagrou e apreendeu um adolescente com drogas na Praça da Águia. Com 26 câmeras já instaladas e iniciando sistema de operação o CIOP vem treinando agentes das forças de segurança que irão operar o sistema. O adolescente  foi apreendido na tarde de domingo (13.05) por porte e venda de drogas. A partir das imagens, que mostraram  o jovem retirando um pacote da sua mochila um guarda foi acionado para abordagem. Confirmado o porte de droga, o menor foi encaminhado para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro.

“Ao todo teremos 86 câmeras em várias partes da cidade, todos locais em que a polícia indicou como fundamentais para o monitoramento. Mas, com 26 câmeras já operando a meta é colocar o CIOP em funcionamento em poucos dias”, assegura o prefeito Bernardo Rossi.

O monitoramento foi realizado no fim de semana como teste de guardas que serão escalados para o trabalho no Ciop e, por enquanto, não ocorre durante todo o dia, como será a partir da inauguração. As imagens do flagrante serão disponibilizadas para a Polícia Civil. Após a abordagem, o adolescente foi conduzido para prestar depoimento e liberado após a presença dos pais.

“Esse é apenas um exemplo de como as câmeras podem ajudar a segurança do município. Elas vão contribuir bastante para o combate ao tráfico de drogas, em caso de roubos ou furtos, entre outras possibilidades. Também já possível ver outras questões com as imagens, como acidentes de trânsito, dias de chuva. São vários tipos de ocorrências em que os órgãos envolvidos vão poder atuar a partir da visualização das imagens”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis terá 46 pontos monitorados em toda cidade, com 26 câmeras já instaladas até o momento. Na semana, os agentes que vão acompanhar as imagens passaram por treinamento para aprender a operar o sistema.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis