Logo LBV

A Legião da Boa Vontade promoveu no último dia 9 de maio, quarta-feira, em parceria com o Posto de Saúde da Família Machado Fagundes, uma palestra educativa e preventiva sobre Higiene Pessoal e Sustentabilidade, visando orientar as crianças e adolescentes que participam do programa LBV — Criança: Futuro no Presente!

 

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV e o Posto de Saúde da Família (PSF), já atuam há alguns anos de mãos dadas com a comunidade, na conscientização do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população. Foram destacadas várias orientações como escovar bem os dentes, a língua, ingerir alimentos balanceados, usar fio dental diariamente e consultar o dentista periodicamente. A atividade colaborou bastante para o aprendizado dos pequenos que puderam esclarecer várias dúvidas que foram surgindo ao longo da conversa. Além disso, a preservação do meio ambiente foi bastante debatida com a equipe do Posto de Saúde, na ocasião, representada pela preceptora e enfermeira Patrícia Alvim e os estagiários Thaís Belo e Yank Lopes, do 7º ano de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE).

 

A enfermeira Patrícia Alvim fala dos projetos desenvolvidos pelo PSF e da parceria com a Legião da Boa Vontade: “ Agradeço à LBV pelo espaço, já faço um trabalho aqui, há anos e somos muito bem recebidos. Hoje, trouxe uma equipe de alunos que falaram de sustentabilidade e higiene. Nosso posto funciona há 18 anos, na comunidade que tem a LBV, escolas, creches, pessoas que precisam de muita orientação. Temos vários tipos de trabalho para a comunidade, dependendo da necessidade. Além dos nossos alunos colocarem em prática, os conhecimentos, a gente está ajudando também as pessoas se conscientizarem. As crianças, principalmente, porque são elas que transmitem o conhecimento aos pais, que muitas vezes não tiveram um aprendizado. Sempre recebemos um retorno que é o aprendizado dessas crianças, a melhora do meio ambiente, da educação entre outros. ”

 

Thais Belo, graduanda do 7º ano de Enfermagem da FASE, destaca a importância da informação para as crianças: “ a palestra serviu para plantar uma sementinha na cabeça das crianças para que possam pensar no futuro, nas estratégias para conservar a natureza, em formas menos impactantes de extrair os recursos, tudo que envolva energias renováveis, o destino do lixo. Sobre a palestra de higiene corporal, foi importante para elas terem uma qualidade de vida melhor, com menos riscos à exposição de infecções. ”

O aluno de Enfermagem do 7º período da FASE, Yank Lopes relatou os temas abordados na palestra: “ hoje, falamos com as crianças sobre sustentabilidade, mostrar a importância da reciclagem do lixo, as energias sustentáveis para o nosso planeta, economia da água, isso traz um impacto muito grande para o nosso planeta e para nossas vidas, no futuro e também no presente. Muito mais do que trazer conhecimento para as crianças, eu me sinto muito gratificado de ter vindo a essa palestra. Eu saí de um plantão, de noite, onde aconteceram várias coisas, estava estressado, mas chegando aqui, vendo as crianças te dando abraço, é muito gratificante. Agradeço à LBV por esse trabalho muito bonito que faz e às crianças que nos receberam de braços abertos. ”

 

A garotada fez questão de mostrar tudo o que aprendeu no momento da escovação e todas as dicas transmitidas pelos visitantes: Rayssa Vitória, 7 anos: “Não podemos jogar lixo nos rios, nas águas e nas matas. ” Vitória de Souza, 6 anos: “ aprendi a escovar os dentes, como tomar banho e lavar bem o cabelo. ” Mateus Barbosa, 8 anos: Não jogar lixo no mar, nos esgotos e nos oceanos. Temos que jogar lixo nas lixeiras. ”

 

Em Petrópolis, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua Luiz Pellegrini, 128 – Cascatinha. Informações pelo telefone: (24) 2233-1400.

 

 

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação