tn_Encontros reúnem enfermeiros e técnicos de enfermagem

 

            Cerca de cem pessoas participaram, nesta quarta-feira (09.05), de um ciclo de palestras direcionados para enfermeiros, técnicos de enfermagens e auxiliares de Atenção Básica do município, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O evento foi uma introdução à Semana Nacional de Enfermagem e teve como tema principal “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.

“Importante que possamos nos reunir e trocar experiências. É fundamental que cada um de nós entendamos a nossa participação dentro do Sistema Único de Saúde e que queiramos melhorar. Que possamos fazer sempre o melhor, seja onde for. Entender o SUS deve ser nosso projeto de vida”, destacou o secretário de Saúde, Silmar Fortes, que participou da abertura do encontro.

O evento contou ainda com uma explicação sobre meditação com o enfermeiro do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade, Maycon Theobald, e palestras com profissionais da enfermagem. A vice-diretora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marilda de Andrade, fez uma introdução ao tema da Semana de Enfermagem.

“Precisamos entender a importância do cuidado. Este entendimento pressupõe a adoção de uma série de preceitos, relacionados à ética, à bioética, à humanidade, à parte social e à política. Cuidar com qualidade significa lutar pelos seus princípios de igualdade, solidariedade e, é claro, fraternidade”, explicou a professora.

A Semana da Enfermagem teve, também, introdução com palestras aos profissionais do Hospital Alcides Carneiro (HAC). Os temas do encontro na unidade foram a “Identificação correta do paciente como estratégia na redução e prevenção de eventos adversos”, ministrado pela enfermeira Bianca Nunes, e “O processo de comunicação e a segurança do paciente, com a supervisora Geral de Enfermagem, Gabriele Romão.  O evento terá sequência, nesta quinta-feira (10.05), às 14h.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis