Estádio Nilson Santos para celebrar Dia do Trabalhador

Evento acontece no dia 1 de maio e contará com mais de 40 atividades das áreas de Turismo, Esporte e Recreação, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, além de atendimentos de saúde

Ministro do Trabalho, Helton Yomura, prestigiará ações do Sesc RJ na Praça da Apoteose de Caxias, a partir das 11h

RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ leva o melhor da sua programação para a Festa do Trabalhador, no próximo dia 1 de maio, no Estádio Nilson Santos, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. Com objetivo de promover inclusão social, entretenimento, prática esportiva e capacitação profissional, o Sesc RJ proporciona uma série de atividades educacionais e recreativas gratuitas a partir das 8h até as 18h.

Mais de 5 mil oportunidades de emprego serão oferecidas ao longo do dia, além da abertura de 35 mil novos cadastros. A expectativa de público é de cerca de 40 mil pessoas na Festa do Trabalhador.

A instituição contará com mais de 40 atividades das áreas de Turismo, Esporte e Recreação, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, além de atendimentos de saúde proporcionando ações socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br e no site http://festadotrabalhador.rio.

Conscientização Social

A fim de estimular a conscientização social, os visitantes poderão colaborar com projetos de combate à fome, entregando 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento. O Mesa Brasil, programa social do Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os a instituições sociais parceiras, irá receber as doações.

 

Ministro do Trabalho e ações nas unidades do Sesc RJ

 

As unidades do Sesc na Capital e no Estado do Rio de Janeiro também terão atividades para comemorar o Dia do Trabalhador. São elas: Sesc Barra Manda, Sesc Campos, Sesc Copacabana, Sesc Duque de Caxias, Sesc Engenho de Dentro, Sesc Madureira, Sesc Nova Friburgo, Sesc Nova Iguaçu, Sesc Quitandinha, Sesc Ramos, Sesc São Gonçalo, Sesc São Joao do Meriti, Sesc Nogueira, Sesc Teresópolis, Sesc Tijuca e Sesc Três Rios.

Na Baixada Fluminense, o Ministro do Trabalho, Helton Yomura, prestigiará ações do Sesc RJ na Praça da Apoteose de Caxias, a partir das 11h30. As atividades no local começam às 8h, com oficina de turbantes, amarrações e arranjos de cabelos artesanais, recreação esportiva, aulão de alongamento, espetáculo teatral –“A incrível peleja de Simão e a morte” entre outras ações.

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO DOCUMENTO ANEXO.

 
Capacitação Profissional e Cultura

 

Ao longo do dia, o Sesc RJ promoverá palestras sobre plano de carreira e objetivos profissionais além de realizar atividade lúdica que visa apresentar dicas sobre a participação em processos seletivos

 

Quem for ao Estádio Nilson Santos poderá conferir a apresentação musical do grupo Caramuela, que possui repertório formado por muito baião, xote, xaxado, côco e forrozão, com pitadas de maracatu, ciranda, afoxé, capoeira, samba e ritmos latinos. Nas apresentações é privilegiada a interpretação inovadora dos grandes mestres da música brasileira. Para os fãs de bloco de carnaval, terá a apresentação da Fanfarra Black Clube, que apresentará uma mistura de funk, disco, black music e arranjos cheios de suingue.

 

Para o público infanto-juvenil, haverá a exposição itinerante Brincadeira de Criança, que abre espaço para a reflexão acerca de questões que permeiam o universo infantis, apresentando fotografias, do artista Ernane Pinho, que retratam as brincadeiras de rua, brincadeiras coletivas, cenas cada vez mais distantes da realidade dos grandes centros urbanos, mas que ainda existem nos subúrbios carioca e nas cidades do interior do Rio.

 

Turismo e Meio Ambiente

 

A área de Turismo do Sesc RJ proporcionar a quem for à Festa do Trabalhador uma visita guiada pelo Estádio Milton Santos, uma atividade de cunho histórico, social, cultural, ambiental que estimula a valorização dos indivíduos a partir de suas vivências, conhecendo o entorno da cidade onde vivem.

 

Como missão, a entidade visa estimular práticas socioambientais nos indivíduos e comunidade, para isso, realizará a Oficina de Blocos, incentivando a reciclagem e a reutilização do papel, bem como o não desperdício do mesmo, além de promover contação de histórias sobre meio ambiente.

Recreação e Saúde

Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional e odontológica com profissionais de nutrição do Senac RJ e o suporte do OdontoSesc, unidade móvel equipada com consultórios modernos e adaptados para atendimentos odontológicos em regiões de difícil acesso ou em comunidades de baixa renda do estado.

 

O público presente também receberá orientações sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e gravidez na Adolescência com distribuição de preservativo, terão orientação de higiene na lavagem das mãos além de aferição de pressão arterial, glicose além de informações para a adequada escovação e fluoretação. Quem participar das ações de saúde, poderão ainda ser contemplado com a Sopa Amiga, alimento que será distribuído de forma controlada aos participantes do evento.

 

Serão oferecidas à população diversas atividades culturais e recreativas como aulão de alongamento para adultos e idosos, espaço com jogos gigantes e dinamização das atividades com recreador, além de disponibilizar estrutura para jogo de Badminton entre outras atividades de recreação. Junto ao Sesc RJ, estarão presentes mais de 600 voluntários, a Comunidade Católica Gerando Vida, Prefeitura do Rio de Janeiro, Botafogo de Futebol e Regatas e o Estádio Nilton Santos.

 

Além das atividades do Sesc RJ para comemorar o Dia do Trabalhador, o evento contará com 40 espaços de comidas de rua, shows de samba e pagode, entretenimento para crianças, 15 mil doses de vacina da febre amarela e 6 mil doses de vacina da gripe. O objetivo é proporcionar à população, além de oportunidades de trabalho, um dia de lazer, apresentando o Instituto Fazer o Bem Faz Bem, que visa melhorar e transformar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

O Sesc Rio tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 – BliblioSesc, 6 – OdontoSesc, 1 – CineSesc).

Serviço

Festa do Trabalhador: Sesc RJ

Local: Estádio Nilton Santos( Engenhão)

Dia 01/05 – das 8h às 18h (terça-feira)

Classificação Livre

http://festadotrabalhador.rio

Ações SESC RJ - grupoimprensa@sescrio.org.br

 

 

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação