tn_Mairom Duarte - Foto Érica Marci Júnior (5)Adoro feriado. Sou empresário e criativo

 

Teremos dois feriados bem pertinho um do outro: 21 e 23 de abril. Isso significa empresas fechadas por dois dias seguidos. E, se não bastasse, o ano de 2018 será carregado de feriados nos dias de semana. No total, em Petrópolis serão 16. E todos eles entre segunda-feira e sábado. Empresas deixam de faturar 16 dias.

 

Lojas fecham. Indústrias fecham. Mas, dependendo da atividade do negócio, há um aumento enorme de vendas nos dias que o antecede e, até mesmo, no próprio dia do feriado.

 

Pensando assim, nos vem a seguinte pergunta: Para o empresário, feriado é tão ruim assim quanto parece?

 

O mercado costuma reclamar dos prejuízos que os dias parados causam, principalmente o comércio e a indústria. E já tem motivado até projetos de Lei no Congresso Nacional pela quantidade de feriados oficiais no Brasil.

 

Existem vários segmentos na economia e cada um trabalha de uma forma. É difícil dizer se os feriados são positivos ou negativos para todos.

 

Empresas que trabalham com mais força nos feriados tiram bom proveito. Veja a rede hoteleira, restaurantes e o turismo de nossa cidade. Esses 16 dias podem salvar o ano.

 

Cada feriado tem um apelo e geralmente afeta “para o bem”, diretamente, algum tipo de negócio. Veja por exemplo a sexta-feira santa: a venda de peixes aumenta nesse período.

 

Uma das vantagens dos feriados é que sempre sabemos quando vai ocorrer. Dessa forma o empresário de qualquer segmento pode se planejar e se beneficiar deles. É um período plenamente “planejável”. Portanto, nada mais natural que, ao fazer o planejamento anual de seu negócio, o empresário analise com antecedência para beneficiar-se ao máximo nos feriados, ainda que a data não esteja ligada à atividade fim da empresa. Usar a criatividade é primordial, como a de fazer parcerias com empresas que se beneficiam diretamente do feriado, a exemplo: “compre na empresa ABC e tenha desconto aqui”.

 

Atualmente com a concorrência muito ferrenha, sobressai-se quem se diferencia. A criatividade vem na frente. O empresário não pode deixar de levar isso em consideração. Hoje a diferenciação é tudo no mercado competitivo. Use o feriado a seu favor, ao invés de apenas reclamar do fechamento da empresa naquele dia. mairom.duarte@csalgueiro.com.br

 

* Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

 

SERVIÇO

MAIROM DUARTE

Mairom Duarte é Petropolitano. Atualmente é Diretor da COSTA SALGUEIRO Consultoria, onde é associado desde 2000, empresa também de Petrópolis. É Engenheiro Eletricista pela UFRJ (1983). Possui larga experiência em Consultoria Empresarial, tendo trabalhado por 14 anos na Accenture Consulting e 3 anos na Ernst & Young Consulting. É especialista em gestão de negócios, participando e coordenando projetos de reestruturação empresarial e implantação de sistemas de gestão integrada em empresas de grande porte como Petrobras, Votorantin, Jornal do Brasil, Vivo, Light, Coelba, Braspetro Colômbia, Karsten, CPFL, Grupo Industrial João Santos, Cimento Mauá, Braskem, entre outros.

Em Petrópolis a Costa Salgueiro deixa sua marca em diversas empresas da cidade tais como Vassouras Rossi, Telas São Jorge, CTO – Centro de Terapia Oncológica, Grupo Tribuna de Petrópolis entre outras.