tn_Alunos da ESPM visitam cervejarias em Petrópolis

Objetivo foi conhecer processos de fabricação na Bohemia e Brewpoint.

Alunos do curso de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro estiveram em Petrópolis nesta sexta-feira (13/04) visitando duas cervejarias integrantes da Rota Cervejeira RJ.

Acompanhados pelos professores Ana Claudia Pinheiro, coordenadora adjunta do Curso de Administração; do professor Antonio Carlos Morim, coordenador de Pós Graduação; e da professora Valéria Lima, que é também diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria de Estado e Turismo (Setur-RJ), os estudantes do 4º período de Administração conheceram e tiraram dúvidas sobre todos os processos da produção de cervejas no Museu e na Nano Cervejaria da Bohemia, e também sobre  a produção artesanal de cervejas na fábrica da Breewpoint, no Quitandinha.

O objetivo é utilizar as duas cervejarias de Petrópolis como cases de sucesso para suas apresentações no curso, que tem foco em marketing e entretenimento, e que está preparando os futuros profissionais para criar e produzir experiências com as marcas, gerando conteúdos como uma nova linguagem de aproximação da empresa com seus públicos.

“A partir destas visitas e com os dados de mercado de cervejas no país, os alunos poderão fazer um diagnóstico das empresas e também apresentar novas propostas em seus trabalhos”, explicou a professora Ana Claudia Pinheiro.

Na Bohemia, os estudantes da ESPM foram recebidos por Thiago Taboada, gerente do complexo cervejeiro, e pela equipe de guias do Museu da Bohemia; na Brewpoint, a turma foi recepcionada pelo próprio José Renato Romão, um dos sócios e administrador da cervejaria, que falou com entusiasmo sobre as cervejas integrantes da Rota Cervejeira RJ produzidas na fábrica e sobre o crescente mercado das cervejarias artesanais no Brasil.

Os estudantes de Administração da ESPM deixaram a Cidade Imperial no final da tarde, depois de degustarem diversos estilos de cervejas, com muita informação e novas ideias sobre o mercado cervejeiro da Serra do Rio.

 

texto e Fotos: Andreia Constâncio