tn_Academia da Saúde de Itaipava

 

Iniciativa reforçará a importância da atividade física na prevenção e tratamento de doenças

A Academia da Saúde de Itaipava promoverá nesta quarta-feira (11.04) uma tarde de atividades para toda família. Serão oferecidas aulas gratuitas de zumba, alongamento, atividades lúdicas na unidade que é localizada no Parque Municipal de Itaipava de 14 às 16h30.  A iniciativa faz parte da comemoração a Semana da Atividade Física em que a Secretara de Saúde vem reforçando junto à população ao longo desta semana a importância da adoção de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos na melhora da qualidade de vida e na prevenção de doenças.

 

 

tn_Academia da Saúde de Itaipava promove atividades para toda família nesta quarta-feira (11.04)

No município há 26.533 portadores de Hipertensão Arterial e 8.083 portadores de Diabetes cadastrados no Programa HiperDia da Secretaria de Saúde. Desses, 3.083 fazem uso de insulina.  Para combater esses dados, o município está reforçando a integração entre as unidades e postos de Saúde com as academias de Saúde. O secretário de Saúde, Silmar Fortes explica que a adoção de hábitos saudáveis com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas são essenciais para a Saúde do coração.

“Há 143 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, destas, 12,13% são hipertensas, por conta disso, é importante diagnosticar precocemente e as equipes das unidades fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde, incluindo a integração junto às academias da Saúde que estão promovendo a assistência, através das atividades físicas, aos grupos de hipertensos”, frisa Silmar Fortes.

Promovendo a divulgação das atividades das Academias, a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck, reforça que as inscrições para as aulas das quatro unidades das Academias da Saúde estão abertas para que adultos e crianças possam participar das atividades oferecidas de segunda a sexta-feira, de 8 ás 17h.

“As academias possuem esse papel importante de manter o fortalecimento dos vínculos dentro das comunidades. As atividades são importantes para as crianças terem opções de diversão e entretenimento, mas também para os pais já que os professores e as equipes dos postos sempre reforçam junto aos grupos de Hiperdia, a importância da mudança de hábitos alimentares e práticas regulares de exercícios para a redução dos quadros de hipertensão, diabetes e obesidade”, afirma Fabíola Heck.

 

Academias da Saúde oferecem atividades diariamente

 

O município conta com quatro Academias da Saúde: nos parques Cremerie e de Itaipava, além do Vale do Carangola e Castelo São Manoel onde são oferecidas aulas de ginástica, alongamento, danças, karatê, capoeira, artesanatos entre outras atividades, de segunda a sexta-feira de 8 às 17h. As inscrições para novos alunos estão abertas em todas as unidades. Para participar basta que o interessado apresente atestado médico, cartão do SUS e documento de identidade.

As atividades do Cremerie foram suspensas devido a interdição do Parque, ainda sem previsão de liberação, mas as demais unidades estão com programações diárias para a população. Em Itaipava são 85 alunos, no Vale do Carangola são 110 alunos e, no Castelo São Manoel, são 86 matriculados, com aulas de Zumba, ginástica, alongamento, capoeira entre outras atividades.

A coordenadora do programa Academia da Saúde, Márcia Verônica Ferreira explica que o trabalho das Academias da Saúde é fortalecido com o apoio de voluntários ampliando as atividades oferecidas com a realização de grupos de convivência, workshops e rodas de conversa.

“Contamos com o apoio de muitos voluntários que estão contribuindo para o crescimento das academias e na oferta das mais variadas atividades. Esperamos em maio oferecer as práticas integrativas como yoga, acupuntura, florais, entre outros. Além dos exercícios, há cursos de artesanatos e manicure, onde o público pode aprender as técnicas e ainda aumentar a renda familiar, então os interessados em ser voluntário ou aluno da nossa academia podem nos procurar para unirmos forças em prol de mais qualidade de vida e bem-estar”, convida Márcia Verônica Ferreira.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis