tn_Praça FloridaSeminário Lítero-musical celebra 150 anos de “A Gênese”

 

Um mês antes da abertura oficial da nona edição da Praça Florida de Livros, o 3º Conselho Espírita de Unificação promove um circuito de palestras que visitará as 19 Casas Espíritas adesas, nas cidades de  Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. A iniciativa celebra os 150 anos da primeira publicação de “A Gênese”, uma das obras básicas, codificadas por Allan Kardec. O seminário lítero-musical acontece no próximo domingo (4), às 10h, na sede da Umep – União Municipal Espírita de Petrópolis – Rua Casimiro de Abreu, 295/A. Entrada franca.

tn_Praça Florida de Livros abre seu pré-evento neste domingo

“O pré-evento é um encontro de unificação e intercâmbio entre as nossas casas espíritas, integrantes do 3o. Ceu/Ceerj. Neste encontro celebra-se a máxima do Cristo – “Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”. Amar não é pensar igual. Amar é respeitar e honrar os diversos níveis de consciência que se expressam no mundo. Apreciar, permitindo a esse mundo ser um lugar com mais beleza e bondade, é um dos principais desafios do homem de bem, seja qual for a sua crença”, analisou Vagner Souza, membro da comissão organizadora do evento.

Para marcar o sesquicentenário, o pré-evento começará com música, poesia e bate-papo. “A Gênese” foi a quinta e última obra codificada pelo francês Allan Kardec. Juntamente com “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e “O Céu e o Inferno”, a obra compõe as cinco obras que são a base da Doutrina Espírita. Nela, Kardec fala sobre a criação do mundo, a mitologia de Adão e Eva, milagres, predições, entre outros assuntos.

 

Segundo Vagner, a intenção dos eventos é promover o diálogo: “Nestes dias de polarização de idéias e pensamentos, nossa intenção, como espíritas, é apoiarmo-nos, amorosamente, em dois aspectos, na minha opinião, o mais singular e que sustenta a nossa Doutrina – a filosofia, afim de construirmos diálogos que edifiquem a criatura humana, inspirem-na a ser melhor e, por conseguinte tenha uma percepção mais positiva sobre a vida, sua relação consigo mesma, com o outro e com o meio ambiente”.

 

Praça Florida 2018

Com o tema “Jesus, ensina-me a amar!”, a Praça Florida de Livros será realizada entre os dias 6 e 18 de abril, nas cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. A grande homenageada do evento será a escritora, palestrante e educadora Lúcia Moysés. Nascida em Niterói, e com mais de 40 anos de magistério, Lúcia é atuante na área de educação do movimento espírita e autora de livros como “Nas Mãos Amigas dos Pais” e “O Desafio de Saber Ensinar”.

 

O objetivo do evento é construir uma cultura do amor, por meio de ações que ajustem, no homem do mundo, a conduta ética e moral presente no homem espiritual/integral. “É por meio dos ensinamentos de Jesus, modelo e guia, que a Praça Florida está pronta para semear suas sementes. A vida por si só é neutra, nós é quem atribuímos os significados à ela. Ao contrário do que muitos pensam, a vida não é certeza, mas sim a impermanência que, só se revela por meio da ação. Se agirmos no bem, ele florescerá”, finaliza o organizador.