Firjan RJExpectativa positiva para os próximos meses se deve à conjuntura econômica nacional e às reformas previdenciária e tributária, em discussão no Congresso

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense, divulgado pelo Sistema FIRJAN, revela que os industriais do estado estão otimistas para os próximos meses. Neste início de ano, o indicador de “Expectativas” atingiu 55,3 pontos. A pesquisa varia de zero a cem e os resultados acima de 50 indicam otimismo.

A expectativa positiva se deve à conjuntura econômica nacional, com PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento e taxa de desemprego em queda, além das reformas previdenciária e tributária, que estão em discussão no Congresso. O indicador de “Expectativa da Economia Brasileira” registrou 54,6 pontos.

Os industriais também estão com boas perspectivas em relação às suas empresas diante possibilidade de escoamento da produção para outros estados ou países. Na pesquisa, esse indicador atingiu 58,6 pontos.

Já o indicador “Expectativa do Estado” ficou em 42,4 pontos. As expectativas relacionadas ao Rio não são boas por conta da situação fiscal do estado, dos indicadores de segurança pública e do ambiente político.

O resultado geral da pesquisa, que contempla também a avaliação das condições atuais, ficou em 52,3 pontos. A FIRJAN destaca que desde 2015 os industriais fluminenses iniciavam o ano pessimistas, com o indicador abaixo de 50 pontos.

Aprovação das reformas é fundamental para a retomada de investimentos
Diante da lenta retomada da atividade econômica, sobretudo no estado do Rio, a situação financeira das empresas seguiu ruim (39,8 pontos). A dificuldade de acesso ao crédito (32,2 pontos) e as baixas margens de lucro operacional (37,6 pontos) contribuíram para essa condição.

 

Neste contexto, os industriais do estado não demonstram a intenção de aumentar o número de empregados ou retomar investimentos durante o primeiro semestre do ano.

De acordo com a FIRJAN, os resultados da pesquisa evidenciam que a confiança dos industriais fluminenses em 2018 está ancorada na recuperação econômica brasileira. Entretanto, a retomada efetiva dos investimentos na atividade produtiva, tanto em mão de obra como em capital, depende da consolidação do cenário positivo. Para isso, é fundamental a aprovação das reformas propostas.

_________________________________________________________________________

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense pode ser acessado através deste link: http://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-do-rio-de-janeiro.htm